sábado, 3 de dezembro de 2022

Catequese diária - 3/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 9,35–10,1.6-8)

— É o Senhor nosso juiz e nosso Rei. O Senhor legislador nos salvará. (Is 33,22)

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.

36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.

Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

Santo do dia: São Francisco Xavier.


By User Rxasgomez on en.wikipedia - Originally from en.wikipedia; description page is (was) here, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=738097

Beato João Nepomuceno de Tschiderer.


By F. Dewerth; Foto: Peter Geymayer - Eigenes Foto einer Originallithographie, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6561455

O primeiro sábado do mês é dedicado ao Imaculado Coração de Maria.


By Liuthalas - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=116468265

Ato de desagravo:


Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje queremos recordar todas as pessoas com #deficiência, especialmente aquelas que sofrem porque vivem em situações de guerra ou se encontram com uma deficiência devido aos combates. 
@laityfamilylife

"Pedimos-Lhe, pois, que venha o nosso reino, aquele que Deus nos prometeu, aquele que Cristo nos obteve com a sua Paixão e o seu sangue. Assim, depois de termos sido escravos neste mundo, seremos reis, quando Cristo for soberano, como Ele mesmo nos prometeu ao dizer: 'Vinde, benditos de meu Pai, recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo' (Mt 25,34)."
(São Cipriano de Cartago)


"Os apóstolos deviam ter respondido: 'Senhor, porque nos mandas rezar? Não basta a tua oração?'. Não, não basta: 'Rezai vós também'. Cristo Jesus quer precisar das nossas orações como precisou das dos apóstolos. […] Quando nos recolhemos, pensemos que, […] do fundo do tabernáculo, Cristo nos diz: 'Empresta-me os teus lábios e o teu coração, para que Eu possa prolongar a minha oração cá em baixo, enquanto, lá no alto, ofereço os meus méritos ao Pai.
Primeiro a oração: só depois virão os trabalhadores, e a sua obra só será fecunda na medida em que meu Pai, atento à tua oração, que é a minha, enviar à Terra o orvalho celeste da sua graça'."
(Papa Bento XVI)


"A vocação é para 'servir', não para 'usar'."
"[Deus] nos salva gratuitamente, não nos faz pagar. E como Deus fez conosco, assim devemos fazer com os outros."
"Na nossa vida espiritual temos sempre o perigo de escorregar no pagamento, sempre, mesmo falando com o Senhor, como se quiséssemos dar um suborno ao Senhor. Não! A coisa não vai por ali! Não vai por esse caminho. 'Senhor, se me fizeres isto, eu dou-te isto', não. Eu faço essa promessa, mas isso alarga meu coração para receber o que está lá, gratuito para nós."
(Papa Francisco)


"No meio das ocupações de cada dia, no momento de vencer a tendência para o egoísmo, ao sentir a alegria da amizade com os outros homens, em todos esses instantes o cristão deve reencontrar Deus. Por Cristo e no Espírito Santo, o cristão tem acesso à intimidade de Deus Pai, e percorre o seu caminho em busca desse reino que não é deste mundo, mas que neste mundo se incoa e se prepara."
(São Josemaria Escrivá)



By Sardaka - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=78818905

Nenhum comentário:

Postar um comentário