sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Catequese diária - 23/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 1,57-66)

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

Santo do dia: São João Câncio.


CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21244

ANTÍFONA:

“Ó Emanuel: Deus conosco, nosso Rei Legislador, / Esperança das nações e dos povos Salvador; / Vinde, enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!”

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Peçamos a Maria, Virgem da Doce Espera, que nos ensine a "vigiar e rezar" para não nos distrairmos do seguimento do seu Filho, e para descobrir a sua presença salvífica nas vicissitudes da nossa vida quotidiana. #Advento

"Quando, na sua velhice, ela se afligia por não ter dado filhos ao marido, subitamente, dá à luz um filho que seria o mensageiro da salvação eterna para todo o mundo. E um mensageiro que, antes de nascer, exerceu o privilégio da sua futura missão, difundindo o seu espírito profético através das palavras de sua mãe. 
Depois, pelo poder do nome que o anjo lhe dera antecipadamente, abriu a boca de seu pai, fechada pela incredulidade (cf Lc 1,13.20). Com efeito, quando Zacarias ficou mudo, não foi para assim permanecer, mas para recuperar divinamente o uso da palavra e confirmar por um sinal vindo do Céu que seu filho era um profeta."
(São Máximo de Turim)


"Interroguemo-nos: de onde nasce esta vida, esta interioridade tão forte, tão reta e tão coerente, empregue totalmente por Deus e para preparar o caminho para Jesus? A resposta é simples: da relação com Deus, da oração, que é o fio condutor de toda a sua existência. (...) São João Baptista interceda por nós, a fim de sabermos conservar sempre o primado de Deus na nossa vida."
(Papa Bento XVI)



By Sandro Botticelli - Web Gallery of Art:   Image  Info about artwork, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1089374

Nenhum comentário:

Postar um comentário