domingo, 9 de junho de 2019

Catequese diária #922

9 de junho de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 20,19-23)

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

PENTECOSTES


Vinde, Espírito Santo!

Sequência de Pentecostes:

https://www.folhetosdecanto.com/2017/05/sequencia-pentecostes-espirito-deus.html

Belíssimo hino "Veni Creator Spiritus"

https://www.youtube.com/watch?v=idHCy0k0oCo

Santo do dia: São José de Anchieta.


Santo Éfrem da Síria.


São Vicente de Vernemet.

Beata Ana Maria Taigi.


Beato Luís Boccardo.

Beato José Imbert.

"Poema da Virgem", de São José de Anchieta:

https://www.purgatorio.net.br/2014/04/01/poema-da-virgem-de-autoria-de-sao-jose-de-anchieta/

Espírito Santo, sopra em nossos corações e nos faz respirar a ternura do Pai. Sopra sobre a Igreja para que ela leve com alegria o Evangelho. Sopra sobre o mundo o refrescante alívio da esperança.

Aos missionários e às missionárias e a todos aqueles que de algum modo participam, em virtude do seu Batismo, na missão da Igreja, de coração envio a minha bênção.

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/missions/documents/papa-francesco_20190609_giornata-missionaria2019.html

"Caminho seguro de humildade é meditar como, mesmo carecendo de talento, de renome e de fortuna, podemos ser instrumentos eficazes, se recorrermos ao Espírito Santo para que nos dispense os seus dons. Os Apóstolos, apesar de terem sido instruídos por Jesus durante três anos, fugiram espavoridos diante dos inimigos de Cristo. No entanto, depois de Pentecostes, deixaram-se açoitar e prender, e acabaram dando a vida em testemunho da sua fé."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/na-festa-de-pentecostes-2/

"A paz não consiste em resolver os problemas a partir de fora – Deus não tira aos seus tribulações e perseguições –, mas em receber o Espírito Santo. Aquela paz dada aos Apóstolos, aquela paz que não livra dos problemas, mas, nos problemas, é oferecida a cada um de nós."
(Papa Francisco)

https://agencia.ecclesia.pt/portal/vaticano-papa-celebra-pentecostes-e-apresenta-espirito-santo-como-antidoto-ao-frenesim-contemporaneo/

"Tal como as lentes que aumentam os objetos, o Espírito Santo permite-nos ver o bem e o mal em grande. Com o Espírito Santo, vemos tudo em grande: vemos a grandeza das mais pequenas ações feitas por Deus, e a grandeza das mais pequenas faltas."
(São João Maria Vianney)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Entre os homens não parece porventura que se insinua um sentido de desconfiança, de suspeita, de receio recíproco, até nos tornarmos inclusive perigosos uns para os outros? Voltemos então à pergunta inicial: pode haver deveras unidade, concórdia? E como?
Encontramos a resposta na Sagrada Escritura: só pode haver unidade com o dom do Espírito de Deus, o qual nos dará um coração novo e uma língua nova, uma capacidade nova de comunicar. E foi isto que se verificou no Pentecostes. Naquela manhã, cinquenta dias depois da Páscoa, um vento impetuoso soprou sobre Jerusalém e a chama do Espírito Santo desceu sobre os discípulos reunidos, pousou sobre cada um e acendeu neles o fogo divino, um fogo de amor, capaz de transformar. O receio desapareceu, o coração sentiu uma nova força, as línguas soltaram-se e começaram a falar com franqueza, de modo que todos pudessem compreender o anúncio de Jesus Cristo morto e ressuscitado. No Pentecostes, onde havia divisão e indiferença, surgiram unidade e compreensão."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120527_pentecoste.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário