segunda-feira, 24 de junho de 2019

Catequese diária #937

24 de junho de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 1,57-66.80)

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.

61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA


"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."

Santo do dia: Santa Maria Guadalupe.


By Iqmann - Self-published work by Iqmann, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1481538

São José Yuan Zaide.

São Goardo de Nantes.

São Simplício de Autun.

Abençoar não é dizer palavras bonitas, nem usar palavras de circunstância; mas é dizer bem, dizer com amor. A Eucaristia é uma escola de bênção.

O exemplo de São João Batista nos convida a ser uma Igreja sempre a serviço da Palavra de Deus; uma Igreja que não quer atrair a si mesma, mas a Jesus Cristo.

"Cada um de nós, façamos um exame de consciência sobre como é a minha fé. É alegria? É aberta às surpresas de Deus? Porque o Deus é o Deus das surpresas. Ou tenho já na alma esta alegria na presença de Deus no sentido de gratidão? Pensemos nestas palavras que animaram a fé: alegria, sentido de maravilha, surpresa e gratidão."
(Papa Francisco)


"Toda a existência do precursor de Jesus é alimentada pela relação com Deus, de modo particular o período transcorrido em regiões desertas (cf. Lc 1, 80); as regiões desertas que são lugares de tentação, mas também lugares onde o homem sente a própria pobreza, porque desprovido de apoios e certezas materiais, e compreende que o único ponto de referência sólido permanece o próprio Deus."
(Papa Bento XVI)


"Ele foi o primeiro a instruir a Igreja, começando a formá-la pela penitência, preparando-a pelo batismo e, quando a tinha já preparada, entregando-a a Cristo e unindo-a a Ele (Jo 3,29). Ensinou-a a viver na sobriedade e, com o exemplo da sua própria morte, deu-lhe forças para morrer com coragem. Desse modo, ele preparou para o Senhor um povo perfeito (Lc 1,17)."
(Beato Guerric de Igny)

Nenhum comentário:

Postar um comentário