sexta-feira, 30 de abril de 2021

Catequese diária - 30/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 14,1-6)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Santo do dia: São Pio V.

Por Bartolomeo Passarotti - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=152205

São José Benedito Cottolengo.

By Agostino Cottolengo (1794-1853) - www.artepiemonte.it, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4556126

Santa Maria da Encarnação (Maria Guyart).

Beata Paulina von Mallinckrodt.

José Gregorio Hernández, o médico dos pobres, já é beato:

https://www.acidigital.com/noticias/jose-gregorio-hernandez-o-medico-dos-pobres-ja-e-beato-39183

Papa à Venezuela: seguir o exemplo do médico dos pobres pela paz e reconciliação nacional

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-04/papa-francisco-video-venezuela-beatificacao-jose-gregorio-2021.html

Mais um passo no caminho de canonização do Servo de Deus Antônio Lustosa:

https://www.boletimsalesiano.org.br/materias/acao-social/item/11995-entregue-positio-super-virtutibus-do-servo-de-deus-antonio-lustosa.html

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Na vida, a pior ansiedade vem da sensação de não estar à altura. Precisamos da ajuda de Jesus. Então podemos dizer-Lhe: “Jesus, penso que me ouves. Apresento-te os meus problemas: tenho fé em ti e entrego-me a ti”.

"Vivemos numa época em que se é bastante cético em relação à verdade. Bento XVI falou muitas vezes de relativismo, ou seja, da tendência a considerar que não existe nada de definitivo e a pensar que a verdade depende do consenso ou daquilo que nós queremos. Surge a interrogação: existe verdadeiramente 'a' verdade? O que é 'a' verdade? Podemos conhecê-la? Conseguimos encontrá-la? Aqui vem ao meu pensamento a pergunta do Procurador romano Pôncio Pilatos, quando Jesus lhe revela o sentido profundo da sua missão: 'Que é a verdade?' (Jo 18, 37.38). Pilatos não consegue entender que 'a' Verdade está diante dele, não consegue ver em Jesus o rosto da verdade, que é o rosto de Deus. E no entanto, Jesus é precisamente isto: a Verdade que, na plenitude dos tempos, 'se fez carne' (Jo 1, 1.14), veio habitar no meio de nós para que nós a conhecêssemos. A verdade não se captura como uma coisa, mas a verdade encontra-se. Não é uma posse, é um encontro com uma Pessoa."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francescomobile/pt/audiences/2013/documents/papa-francesco_20130515_udienza-generale.html

"Como aos discípulos também a nós hoje Jesus dirige o seu encorajamento para que enfrentemos as vicissitudes da vida com plena confiança na sua presença misteriosa, que nos acompanha em cada momento, sobretudo nos mais difíceis. Na hora da provação e do abandono sentimos ressoar, densas de conforto, estas suas palavras: 'Não se turve o vosso coração: Credes em Deus, crede também em Mim' (Jo 14, 1). A esperança cristã, radicada numa fé sólida na palavra de Cristo, é a âncora de salvação que nos ajuda a superar as dificuldades aparentemente insuperáveis e nos permite entrever a luz da alegria também além da escuridão do sofrimento e da morte."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2006/documents/hf_ben-xvi_hom_20061016_card-monduzzi.html

[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:]

"Foi Ele que, pela verdade, confundiu e destruiu a mentira com a qual o demónio seduzira Eva. Por esta mentira, o caminho para o Céu tinha sido interrompido; mas a Verdade restabeleceu-o e cimentou-o com o seu sangue."

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Portanto, para os cristãos, para cada um de nós, o Caminho para o Pai é deixar-nos guiar por Jesus, pela sua palavra de Verdade, e acolher o dom da sua Vida."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_reg_20110522.html

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Catequese diária - 29/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 13,16-20)

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Santo do dia: Santa Catarina de Sena.


Santo Hugo de Cluny.


Papa Francisco

@Pontifex_pt

O caminho cristão começa da graça de obter misericórdia. Se nos apoiamos nas nossas capacidades, na eficiência das nossas estruturas e dos nossos projetos, não iremos longe. Somente se acolhermos o amor de Deus é que poderemos dar algo de novo ao mundo.

"Tu, Trindade eterna, és como um oceano profundo: quanto mais procuro, mais Te encontro; quanto mais encontro, mais Te procuro. Tu sacias-nos insaciavelmente a alma, pois, nas tuas profundezas, sacias de tal modo a nossa alma que ela permanece indigente e faminta, continuando a aspirar e a desejar ver-Te na tua luz (cf Sl 35,10), ó Trindade eterna."

(Santa Catarina de Sena)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Jesus lavou os pés aos seus discípulos. O Senhor envolve-Se e envolve os seus, pondo-Se de joelhos diante dos outros para os lavar; mas, logo a seguir, diz aos discípulos: 'Sereis felizes se o puserdes em prática' (Jo 13,17). Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se – se for necessário – até à humilhação e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. Os evangelizadores contraem assim o 'cheiro das ovelhas', e estas escutam a sua voz (cf Jo 10,3)."

(Papa Francisco)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/o-enviado-nao-e-mais-do-que-aquele-que-o-envia-papa-francisco-exortacao-apostolica-evangelii-gaudium-a-alegria-do-evangelho-%C2%A7-24/

"O Catecismo da Igreja Católica resume de modo claro: ''Crer' é um ato eclesial. A fé da Igreja precede, gera, apoia e nutre a nossa fé. A Igreja é a Mãe de todos os crentes. 'Ninguém pode dizer que tem Deus como Pai se não tiver a Igreja como Mãe' [São Cipriano]' (n. 181). Portanto, a fé nasce na Igreja, conduz para ela e vive nela. É importante recordar isto.

No início do acontecimento cristão, quando o Espírito Santo desce com poder sobre os discípulos, no dia de Pentecostes — como narram os Atos dos Apóstolos (cf. 2, 1-13) — a Igreja nascente recebe a força para atuar a missão que lhe foi confiada pelo Senhor ressuscitado: difundir o Evangelho em todos os cantos da terra, a boa nova do Reino de Deus, e, deste modo, guiar todos os homens para o encontro com Ele, para a fé que salva."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2012/documents/hf_ben-xvi_aud_20121031.html

"Diante desses pesares, o cristão só tem uma resposta autêntica, uma resposta que é definitiva: Cristo na Cruz, Deus que sofre e que morre, Deus que nos entrega o seu coração, aberto por uma lança, por amor a todos. Nosso Senhor abomina as injustiças e condena quem as comete. Mas respeita a liberdade de cada indivíduo e por isso permite que elas existam. Deus Nosso Senhor não causa a dor das criaturas, mas tolera-a porque - depois do pecado original - ela faz parte da condição humana. Contudo, seu Coração cheio de Amor pelos homens levou-o a carregar, juntamente com a Cruz, todos esses tormentos: o nosso sofrimento, a nossa tristeza, a nossa angústia, a nossa fome e sede de justiça."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-sentido-da-dor/

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Novenas em maio

Nossa Senhora de Fátima: de 4 a 12/05 (Festa: 13/05)

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/novena/novena-a-nossa-senhora-de-fatima/

São Pascoal Bailão: de 8 a 16/05 (Festa: 17/05)


Santa Rita de Cássia: de 13 a 21/05 (Festa: 22/05)


Nossa Senhora Auxiliadora: de 15 a 23/05 (Festa: 24/05)


São Filipe Neri: de 17 a 25/05 (Festa: 26/05)


Santa Joana D'Arc: de 21 a 29/05 (Festa: 30/05)


Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel: de 22 a 30/05 (Festa: 31/05)


São Justino: de 23 a 31/05 (Festa: 1°/06)


São José de Anchieta: de 31/05 a 8/06 (Festa: 9/06)



Catequese diária - 28/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 12,44-50)

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

Santo do dia: São Luís Maria Grignion de Montfort.

Santa Gianna Beretta Molla.

By © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47542777

São Pedro Chanel.

By Unknown author - Ökumenisches Heiligenlexikon, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3478536

Em 3 de maio, Consistório para 7 canonizações, incluindo Charles de Foucauld:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-04/papa-francisco-consistorio-canonizacao-charles-de-foucauld.html

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Não há página alguma do Evangelho em que não haja lugar para nós. Para nós cristãos, meditar é um modo de encontrar Jesus. E assim, só assim, de nos encontrarmos a nós mesmos. #Oração #AudiênciaGeral

"Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por ela que deve reinar no mundo."

(São Luís Maria Grignion de Montfort)

"A humildade com que Cristo 'Se esvaziou a Si mesmo, tomando a condição de servo' (Fil 2,7) é para nós luz, como é luz também a sua recusa de glória neste mundo, Ele que não quis nascer num palácio, mas preferiu um estábulo e sofreu uma morte vergonhosa numa cruz. Por esta humildade, somos capazes de perceber quão detestável é o pecado de alguém que, sendo apenas pó (cf Gn 2,7), um homenzinho de nada, pelo poder do orgulho se glorifica e se recusa a obedecer, ao passo que Deus infinito é humilhado, desprezado e entregue ao bel-prazer dos homens."

(Lansperge, o Cartuxo)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O encontro com Deus na oração, através da leitura da Bíblia e na vida fraterna ajudar-vos-á a conhecer melhor o Senhor e a vós mesmos. Como aconteceu com os discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), a voz de Jesus inflamará os vossos corações e abrir-se-ão os vossos olhos para reconhecer a sua presença na vossa história, descobrindo assim o projeto de amor que Ele tem para a vossa vida."

(Papa Francisco)

https://diocesedivinopolis.org.br/c/leigos/mensagem-integral-do-papa-francisco-para-a-xxx-jornada-mundial-da-juventude

'Foi realmente para isto que Ele veio ao mundo: para nos falar do Pai; para o dar a conhecer a nós, filhos desviados, e dar novamente aos nossos corações a alegria de pertencer a Ele, a esperança de ser perdoados e restituir à nossa plena dignidade, o desejo de habitar para sempre na sua casa, que também é a nossa casa."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2007/documents/hf_ben-xvi_ang_20070916.html

"Os homens, mesmo inconscientemente, andam num anseio contínuo de se imitarem uns aos outros. E nós havemos de recusar o convite para imitar Jesus? Cada indivíduo esforça-se, pouco a pouco, por identificar-se com aquilo que o atrai, com o modelo que escolheu segundo o seu feitio; seu modo de proceder segue o ideal que tiver forjado. O nosso Mestre é Cristo: Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade Beatíssima. Imitando Cristo, conseguimos a maravilhosa possibilidade de participar dessa corrente de amor que é o mistério do Deus Uno e Trino."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-ponto-252.htm

terça-feira, 27 de abril de 2021

Catequese diária - 27/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 10,22-30)

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.

25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.

29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

Santo do dia: Santa Zita de Lucca.

By Arnould de Vuez - Self-photographed, Velvet, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=13276207

Beata Hosana de Cátaro.

By http://www.hbk.hr/katcrkva/eng/opce/sveci/ozana.html, Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=10808326

Beato Nicolau Roland.


Beata Maria Antônia Bandrés y Elósegui.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Na vida cotidiana, podemos encontrar o Ressuscitado no rosto dos irmãos, especialmente nos pobres e marginalizados. Ficaremos maravilhados em como a grandeza de Deus se revela na pequenez, em como sua beleza resplandece nos simples e nos pobres.

"O cristianismo não é uma religião do medo, mas sim da confiança e do amor ao Pai que nos ama. (...) Jesus é o Filho eterno de Deus que se fez carne; quanto a nós, tornamo-nos filhos n’Ele, no tempo, mediante a fé a os Sacramentos do Batismo e da Crisma; graças a estes dois Sacramentos somos inseridos no Mistério pascal de Cristo. O Espírito Santo é o dom precioso e necessário que nos torna filhos de Deus, que realiza aquela adoção filial à qual são chamados todos os seres humanos."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2012/documents/hf_ben-xvi_aud_20120523.html

"Cada um de nós pode dizer: Jesus conhece-me! É verdade, é assim: Ele conhece-nos como mais ninguém. Só Ele sabe o que está nos nossos corações, as intenções, os sentimentos mais escondidos. Jesus conhece os nossos méritos e os nossos defeitos, e está sempre pronto para cuidar de nós, para curar as feridas dos nossos erros com a abundância da sua misericórdia."

(Papa Francisco)

https://www.osservatoreromano.va/pt/news/2021-04/por-017/e-o-momento-da-vergonha.html

"É preciso convencer-se de que Deus está junto de nós continuamente. - Vivemos como se o Senhor estivesse lá longe, onde brilham as estrelas, e não consideramos que também está sempre ao nosso lado.

E está como um Pai amoroso - quer mais a cada um de nós do que todas as mães do mundo podem querer a seus filhos -, ajudando-nos, inspirando-nos, abençoando... e perdoando."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-267.htm

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Catequese diária - 26/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 10,1-10)

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO

By Tgwaggoner - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=62123205

Santo do dia: Santo Anacleto, papa.


São Rafael Arnaiz Barón.

São Pascásio Radberto.

Cardeal Wyszynski será beatificado:

https://cleofas.com.br/cardeal-wyszynski-primaz-do-milenio-e-amigo-de-joao-paulo-ii-sera-beatificado-dia-12-de-setembro/?fbclid=IwAR0vwFES38jkrGZtAKoarmMXM0T1oN-CIcFpW_7uiPNf-ARUnkU3BMwkfTc

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Não esperemos que o próximo se torne bom para lhe fazermos bem, não esperemos que os outros tenham consideração por nós para os servirmos. Comecemos nós.

"Hoje somos convidados a não nos deixar distrair por falsas sabedorias deste mundo, mas seguir Jesus, Ressuscitado, como única guia segura que dá sentido à nossa vida."

(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-adverte-cuidado-ao-escutar-outras-vozes-que-nao-sejam-a-do-bom-pastor-48690

"Para aprender dele, é necessário conhecer a sua vida: ler o Santo Evangelho, meditar no sentido divino do caminhar terreno de Jesus. Temos que reproduzir em nossa vida a vida de Cristo, conhecendo Cristo à força de ler a Sagrada Escritura e de meditá-la, à força de fazer oração."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/document/meditacoes-sabado-3a-semana-de-pascoa/

"Porque foste 'in pauca fidelis' - fiel no pouco -, entra no gozo do teu Senhor. - São palavras de Cristo. - 'In pauca fidelis!...' - Será que vais desdenhar agora as pequenas coisas, se se promete a Glória a quem as guarda?"

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-819.htm

domingo, 25 de abril de 2021

Catequese diária - 25/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 10,11-18)

Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.

14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.

16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi de meu Pai”.

Santo do dia: São Marcos, evangelista.

By Mauritius-Joseph - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=94035953

São João Piamarta.


Santo Aniano de Alexandria.

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Rezemos pelos padres, pelo Papa, e por mais vocações!

Você descobriu a sua?


MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO

PARA O 58º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

[25 de abril de 2021 - IV Domingo da Páscoa]

«São José: o sonho da vocação»

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/vocations/documents/papa-francesco_20210319_58-messaggio-giornata-mondiale-vocazioni.html

Papa canoniza por equipolência Margarida de Città de Castello:

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-04/papa-francisco-decreto-congregacao-causas-santos-abril-2021.html

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Não temas: são estas as palavras que o Senhor dirige a ti, querida irmã, querido irmão, quando, por entre incertezas e hesitações, sentes o desejo de Lhe doar a vida. São as palavras que acompanham quem diz sim a Deus com a vida, na fidelidade de cada dia. #Oração #Vocações

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Jesus, #BomPastor, defende, conhece e, acima de tudo, ama as suas ovelhas. Por isso, ele dá sua vida por elas. O amor pelas suas ovelhas, isto é, por cada um de nós, leva-o a morrer na Cruz, porque esta é a vontade do Pai: que ninguém se perca. #EvangelhodeHoje (Jo 10,11-18)

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Estou muito triste com a tragédia que mais uma vez aconteceu no Mediterrâneo. Cento e trinta migrantes morreram no mar. Eles são pessoas, são vidas humanas. Rezemos por esses irmãos e irmãs e por tantos que continuam a morrer nessas viagens dramáticas.

"Cristo pode proclamar: Eu Sou o Bom Pastor, 'procurarei a que se tinha perdido, reconduzirei a que se tinha tresmalhado; cuidarei da que está ferida e tratarei da que está doente' (Ez 34,16). Eu vi o rebanho dos homens acabrunhado pela doença, vi os meus cordeiros irem para onde moram os demónios, vi o meu rebanho despedaçado pelos lobos."

(...)

'O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas'. É assim que Ele Se propõe ganhar o afeto das suas ovelhas; as que sabem ouvir a sua voz amam-no."

(Basílio de Selêucia, bispo)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Não se trata de mero conhecimento intelectual, mas de uma relação pessoal profunda; um conhecimento do coração, próprio de quem ama e de quem é amado; de quem é fiel e de quem sabe que, por sua vez, se pode confiar; um conhecimento de amor em virtude do qual o Pastor convida os seus a segui-lo, e que se manifesta plenamente no dom que lhes faz da vida eterna (cf. Jo 10, 27-28)."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2007/documents/hf_ben-xvi_hom_20070429_priestly-ordination.html

"A santidade da Esposa de Cristo sempre se demonstrou - como hoje continua a demonstrar-se - pela abundância de bons pastores. Mas a fé cristã, que nos ensina a ser simples, não nos induz a ser ingênuos. Há mercenários que se calam, e há mercenários que pronunciam palavras que não são de Cristo. Por isso, se porventura o Senhor permite que fiquemos às escuras, mesmo em coisas de pormenor; se sentimos que a nossa fé não é firme, recorramos ao bom pastor, àquele que entra pela porta, exercendo o seu direito, àquele que - dando a vida pelos outros - quer ser, na palavra e na conduta, uma alma enamorada: talvez um pecador também, mas que confia sempre no perdão e na misericórdia de Cristo."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-bom-pastor/

sábado, 24 de abril de 2021

Catequese diária - 24/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 6,60-69)

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.

65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

Santo do dia: São Fidélis de Sigmaringa.


Santa Maria Isabel Hesselblad.


São Bento Menni.


Por Fonte, Conteúdo restrito, https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=3696512

Santa Maria Eufrásia Pelletier.


Por Unknown author - Ancient prayer prayer-card of Saint Marie-Euphrasie Pelletier (from 19th century), Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=30083292

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Como prevenir os conflitos? Nenhum povo, nenhum grupo social será capaz de alcançar sozinho a #paz, o bem, a segurança e a felicidade. Ninguém. A lição da recente pandemia é a constatação de que somos uma comunidade mundial que navega no mesmo barco. #DiplomacyForPeace

"Tenhamos, nós também, plena confiança em Deus. Não apresentemos objeções, mesmo quando o que Ele diz parece contrário aos nossos raciocínios e ao que vemos. Que a sua palavra seja senhora da nossa razão e também da nossa vista. Assumamos esta atitude perante os mistérios sagrados: não vejamos neles apenas o que pode ser apreendido pelos sentidos, mas tenhamos sobretudo em conta as palavras do Senhor. A sua palavra nunca nos pode enganar, ao passo que os nossos sentidos nos enganam facilmente; Ela nunca erra, mas eles erram frequentemente. Quando o Verbo diz: 'Isto é o meu corpo', confiemos nele, acreditemos e contemplemo-lo com os olhos do espírito."

(São João Crisóstomo)


"O homem é incapaz de se dar a vida por si mesmo, ele se compreende somente a partir de Deus: é a relação com Ele que dá consistência à nossa humanidade e torna boa e justa a nossa vida. No Pai nosso, pedimos que seja santificado o Seu nome, que venha o Seu reino, que se cumpra a Sua vontade. É antes de tudo o primado de Deus que devemos recuperar no nosso mundo e na nossa vida, porque é esse primado que nos permite reencontrarmos a verdade daquilo que somos, e é no conhecer e seguir a vontade de Deus que encontramos o nosso verdadeiro bem. Dar tempo e espaço a Deus, para que seja o centro vital da nossa existência."
(Papa Bento XVI)


"Quando está em jogo a defesa da verdade, como se pode desejar não desagradar a Deus e, ao mesmo tempo, não chocar com o ambiente? São coisas antagônicas: ou uma ou outra! É preciso que o sacrifício seja holocausto: é preciso queimar tudo..., até o 'que vão dizer', até isso que chamam reputação."
(São Josemaría Escrivá)


"Quando ocorreu a debandada dos Apóstolos e o povo embravecido rasga as gargantas em ódio a Jesus Cristo, Santa Maria segue de perto o seu Filho pelas ruas de Jerusalém. não a arreda o clamor da multidão, nem deixa de acompanhar o Redentor enquanto todos os do cortejo, no anonimato, se fazem covardemente valentes para maltratar a Cristo. Invoca-a com força: 'Virgo fidelis!' - Virgem fiel! -, e pede-lhe que os que nos dizemos amigos de Deus o sejamos deveras e a todas as horas."
(São Josemaría Escrivá)


"Contudo reconheçamos humildemente que, se formos honestos com nós mesmos, poderemos também nós achar duros os ensinamentos de Jesus. Como permanece difícil perdoar àqueles que nos magoam! Que grande desafio continua a ser o acolhimento do migrante e do estrangeiro! Como é doloroso suportar a desilusão, a rejeição ou a traição! Como é incómodo proteger os direitos dos mais frágeis, dos nascituros ou dos mais idosos, que parecem estorvar o nosso sentido de liberdade!
Mas é precisamente em tais circunstâncias que o Senhor nos pergunta: 'Também vós quereis ir embora?' (Jo 6,67). Com a força do Espírito que nos encoraja e com o Senhor sempre ao nosso lado, podemos responder: 'Nós cremos e sabemos que Tu é que és o Santo de Deus' (v. 69). Com o povo de Israel, podemos repetir: 'Também nós serviremos o Senhor, porque Ele é o nosso Deus' (Js 24,18)."
(Papa Francisco)


sexta-feira, 23 de abril de 2021

Catequese diária - 23/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 6,52-59)

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.

59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

Santo do dia: São Jorge.


Santo Adalberto de Praga.

By Mihály Kovács - Fine Arts in Hungary:, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=338039

São Geraldo de Toul.

By Diligent - Commons : modification du fichier Cathédrale de Toul, 2009 (St Gérard).jpg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=71181644

Beato Egídio de Assis.

De Fm2001 - Trabajo propio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31780463

Beata Teresa Maria Manetti.


Beata Helena Valentini.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O Senhor da vida quer-nos cheios de vida e dá-nos o segredo da vida: só a possuímos, se a dermos.

"Efetivamente, Ele diz: 'Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele' (v. 56). 'Permanecer': Jesus em nós, e nós em Jesus. Comunhão é assimilação: comendo a sua carne, tornamo-nos como Ele. Contudo, isto requer o nosso 'sim', a nossa adesão de fé!

Às vezes, a propósito da Santa Missa, ouve-se a seguinte objeção: 'Mas para que serve a Missa? Vou à igreja quando tenho vontade, ou rezo melhor quando estou sozinho'. Mas a Eucaristia não é uma oração particular, nem uma bonita experiência espiritual; não é uma simples comemoração daquilo que Jesus realizou na última Ceia. Para entender bem, nós dizemos que a Eucaristia é um 'memorial', ou seja, um gesto que atualiza e torna presente o acontecimento da morte e da ressurreição de Jesus: o pão é realmente o seu Corpo entregue por nós; o vinho é deveras o seu Sangue derramado por nós."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2015/documents/papa-francesco_angelus_20150816.html

"O Corpo e o Sangue de Cristo são-nos dados para que nós mesmos, por nossa vez, sejamos transformados. Nós próprios devemos tornar-nos Corpo de Cristo, seus consanguíneos. Todos comemos o único Pão, mas isto significa que entre nós nos tornamos uma só coisa. A adoração, dissemos, torna-se assim união. Deus já não está só diante de nós como o Totalmente Outro. Está dentro de nós, e nós estamos n’Ele. A Sua dinâmica penetra-nos e, a partir de nós, deseja propagar-se aos outros e difundir-se em todo o mundo, para que o Seu amor Se torne realmente a medida dominante do mundo."

(Papa Bento XVI)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/a-minha-carne-e-uma-verdadeira-comida-e-o-meu-sangue-uma-verdadeira-bebida-papa-bento-xvi/

"Não revelo nada de novo se digo que alguns cristãos têm uma visão muito pobre da Santa Missa, que muitos a encaram como um mero rito exterior, quando não como um convencionalismo social. É que os nossos corações, tão mesquinhos, são capazes de acompanhar rotineiramente a maior doação de Deus aos homens. Na Missa, nesta Missa que agora celebramos, intervém de um modo especial, repito, a Trindade Santíssima. Para correspondermos a tanto amor, é preciso que haja da nossa parte uma entrega total do corpo e da alma, pois ouvimos o próprio Deus, falamos com Ele; nós o vemos e saboreamos. E quando as palavras se tornam insuficientes, cantamos, animando a nossa língua - Pange, lingua! - a proclamar as grandezas do Senhor na presença de toda a humanidade."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-87.htm

"Ele começou por me despojar da corrupção e da morte, tornando-me inteiramente livre, sensível e conscientemente, e -- mistério mais espantoso que todos os outros -- Ele, que é o Criador de todas as coisas, fez de mim um novo Céu e fixou em mim a sua morada, favor de que nenhum dos santos dos tempos antigos foi considerado digno. Com efeito, no passado, Ele falava por meio do Espírito divino, e era pela operação deste Espírito que realizava as suas maravilhas, mas nunca por nunca Deus Se uniu substancialmente a ninguém antes de Cristo, meu Deus, Se tornar homem. Foi Cristo que, tendo tomado um corpo, deu o seu Espírito divino e, por meio dele, Se uniu substancialmente a todos os crentes, formando entre eles uma união inseparável."

(Simeão, o Novo Teólogo, monge grego)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Catequese diária - 22/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 6,44-51)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

Santo do dia: São Sotero, papa.

São Caio, papa.


Santa Senhorinha de Basto.


Beato Francisco Venimbeni.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Encontramos a plenitude da vida e da alegria através da doação de nós mesmos pelo Evangelho e pelos irmãos, com abertura, aceitação e benevolência.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Quebramos os laços que nos uniam ao Criador, aos outros seres humanos e ao resto da criação. Precisamos de sarar estas relações danificadas, que são essenciais para sustentáculo de nós mesmos e de toda a trama da vida. #EarthDay

"Quando vamos à comunhão recebemos a vida mesmo de Deus e para ter essa vida é necessário nutrir-se do Evangelho e do amor dos irmãos."

(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/ao-comungar-se-recebe-a-vida-do-senhor-recorda-o-papa-francisco-no-angelus-29468

"A alegria da Quinta-Feira Santa nasce de compreendermos que o Criador se excedeu no carinho por suas criaturas. E como se não bastassem todas as outras provas da sua misericórdia, Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu a Eucaristia para que pudéssemos tê-lo sempre junto de nós e porque - tanto quanto nos é possível entender -, movido por seu Amor, Ele, que de nada necessita, não quis prescindir de nós. "

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-9.htm

"Somente quem é atraído por Deus Pai, quem o ouve e se deixa instruir por Ele pode acreditar em Jesus, encontrá-lo e alimentar-se dele para ter a vida em plenitude, a vida eterna."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20120812.html

"Vendo o bom Jesus a nossa necessidade, procurou um meio admirável de nos mostrar o extremo amor que nos tem e, em seu nome e no de seus irmãos, fez esta petição: 'O pão nosso de cada dia nos dai hoje' (Mt 6,11). [...] Era mister vermos o seu [amor] para despertarmos, não uma vez, mas todos os dias; por isso Se deve ter determinado a ficar conosco."

(Santa Teresa de Ávila)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Catequese diária - 21/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 6,35-40)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.

38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

Santo do dia: Santo Anselmo de Cantuária.


São Conrado de Parzham.

By Artist: Martin Anzinger / Photographer: Andreas F. Borchert, CC BY-SA 3.0 de, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66490662

Beato Bartolomeu Cerveri.

Em Casamari, a beatificação de seis cistercienses:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-04/em-casamari-a-beatificacao-de-seis-cistercienses.html

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Não abandonemos as orações simples que aprendemos em família quando pequenos e que guardamos na memória e no coração: são vias seguras de acesso ao coração do Pai. #Oração #AudiênciaGeral

"A Eucaristia é o próprio Jesus que se entrega inteiramente por nós. Alimentar-nos dele e permanecermos nele mediante a Comunhão eucarística, se o fizermos com fé, transforma a nossa vida, transforma-a num dom a Deus e aos irmãos. Alimentar-nos daquele 'Pão da vida' significa entrar em sintonia com o Coração de Cristo, assimilar as suas escolhas, os seus pensamentos e os seus comportamentos. Significa entrar num dinamismo de amor oblativo, tornando-nos pessoas de paz, pessoas de perdão, de reconciliação e de partilha solidária. Aquilo que Jesus fez."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francescomobile/pt/angelus/2015/documents/papa-francesco_angelus_20150816.html

"Nem Deus podia dar maior prova de amor do que dar-Se como pão da vida – para ser partido, para ser comigo, a fim de que possamos comê-lo e viver, de que possamos comê-lo e satisfazer a nossa fome de amor."

(Santa Madre Teresa de Calcutá)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Eis a verdadeira novidade, que prorrompe e supera qualquer barreira! Cristo abate o muro da morte, n’Ele habita toda a plenitude de Deus, que é vida, vida eterna. Por isso a morte não teve poder sobre Ele."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110410.html

"De que tu e eu nos portemos como Deus quer - não o esqueças - dependem muitas coisas grandes."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-36.htm

terça-feira, 20 de abril de 2021

Catequese diária - 20/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 6,30-35)

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.

32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Santo do dia: Santa Inês de Montepulciano.

By Friesach_-_Dominikanerkirche_-_Hochaltar_-_Hl_Agnes_von_Montepulciano.jpg: Neithan90derivative work: Eugenio Hansen, OFS (talk) - This file was derived from:  Friesach - Dominikanerkirche - Hochaltar - Hl Agnes von Montepulciano.jpg:, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18111519

Beato Geraldo de Sales.

Beata Clara Bosatta.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Para Deus, você é aquela pequena moeda que o Senhor busca sem cessar: quer lhe dizer que você é precioso aos seus olhos, único. Ninguém o pode substituir no coração de Deus.

"E com estas palavras, quer-nos fazer compreender que, além da fome física o homem tem em si outra fome — todos nós temos esta fome — uma fome mais importante, que não pode ser saciada com um alimento qualquer. Trata-se da fome de vida, da fome de eternidade que só Ele pode satisfazer, porque é 'o pão da vida'."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2015/documents/papa-francesco_angelus_20150802.html

"Também o povo judeu, durante o longo caminho no deserto, tinha experimentado um pão descido do céu, o maná, que o conservara em vida até à chegada à terra prometida. Pois bem, Jesus fala de si mesmo como do verdadeiro pão que desceu do céu, capaz de manter em vida não por um momento ou durante um trecho do caminho, mas para sempre. Ele é o alimento que dá a vida eterna, porque é o Filho unigênito de Deus, que se encontra no seio do Pai, vindo para doar ao homem a vida em plenitude, para introduzir o homem na vida do próprio Deus."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20120812.html

"Nosso Deus decidiu permanecer no Sacrário para nos alimentar, para nos fortalecer, para nos divinizar, para dar eficácia ao nosso trabalho e ao nosso esforço."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/gospel/evangelho-solenidade-corpus-christi-ano-a/

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Catequese diária - 19/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 6,22-29)

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.

28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

Santo do dia: Santo Expedito.


By Piotr Rymuza - Own work, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=50467781

São Leão IX.


Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4754153

Beato Jaime Duckett.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus não se resigna, se preocupa justamente com você, que ainda não conhece a beleza do seu amor, você que ainda não acolheu Jesus no centro da sua vida, que não consegue superar o próprio pecado.

"E encontraremos muitas coisas grandes que Jesus nos deu gratuitamente, porque nos ama: cada um de nós. E quando eu vejo as coisas que Jesus fez por mim, me faço a segunda pergunta: e eu, o que devo fazer por Jesus? E assim, com estas duas perguntas, talvez conseguiremos nos purificar de toda forma de fé interesseira."
"O caminho da conversão por amor: você me deu muito amor e eu também lhe dou este amor."
(Papa Francisco)


"Também nós perguntemos: 'Que devemos fazer para ter a vida eterna?'. E Jesus diz: 'Acreditai em mim'. A fé é o elemento fundamental. Não se trata aqui de seguir uma ideia, um programa, mas de encontrar Jesus como uma Pessoa viva, de se deixar comprometer totalmente por Ele e pelo seu Evangelho."
(Papa Bento XVI)


"A fé ilumina tudo com uma luz nova, que não é a luz dos sentidos, que é mais brilhante que ela ou diferente dela. Assim, aquele que vive de fé tem a alma plena de pensamentos novos, de gostos novos, de juízos novos; há horizontes novos que se abrem à sua frente, horizontes maravilhosos iluminados por uma luz celeste e de beleza divina. Com base nestas verdades novas que o mundo não imagina, começa uma vida nova, oposta ao mundo, para o qual os seus atos são uma loucura. O mundo está nas trevas, imerso numa noite profunda. O homem de fé está em plena luz, embora o caminho luminoso que percorre não seja visível com olhos humanos; para eles, é como se caminhasse no vazio, como um louco."
(Beato Charles de Foucauld)