Evangelho (Jo 3,1-8)
1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
Santo do dia: São Júlio I, papa.
São José Moscati.
Por Inviaggio - w:it, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6499420
São Vítor de Braga.
São Sabas, o Godo.
By Piotr Skarga - Żywoty Świętych Pańskich, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6802902
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Jesus é o Ressuscitado, o Senhor que passou pela morte para nos pôr a salvo. Mesmo antes de O começarmos a procurar, Ele já está presente ao nosso lado. E à medida que nos erguemos das nossas quedas, Ele faz-nos crescer na fé. #Páscoa
"Ser cristão não é apenas cumprir os Mandamentos: eles devem ser cumpridos, é verdade; mas se parares aqui, não serás um bom cristão. Ser cristão é deixar o Espírito entrar em ti e levar-te para onde Ele quiser. (..) Nascer de novo é deixar o Espírito entrar em nós e que seja o Espírito a guiar-me e não eu, e assim: livre, com esta liberdade do Espírito que nunca saberás onde irás parar."
(Papa Francisco)
"Crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, permite 'renascer do alto', ou seja, de Deus, que é Amor (cf. Jo 3, 3). Diz são João a propósito de Jesus: 'A todos os que o receberam... / deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus' (Jo 1, 12). É este o sentido do sacramento do Batismo: é um novo nascimento, que se realiza graças ao Espírito Santo no seio da Igreja."
(Papa Bento XVI)
"Esta é a grande ousadia da fé cristã: proclamar o valor e a dignidade da natureza humana e afirmar que, mediante a graça, que nos eleva à ordem sobrenatural, fomos criados para alcançar a dignidade de filhos de Deus. Ousadia certamente incrível, se não se baseasse no decreto salvador de Deus Pai e não tivesse sido confirmada pelo sangue de Cristo e reafirmada e tornada possível pela ação constante do Espírito Santo. (...)
A consciência da magnitude da dignidade humana - de modo eminente e inefável, pois fomos constituídos filhos de Deus pela graça - forma no cristão uma só coisa com a humildade, pois o que nos salva e dá vida não são as nossas forças, mas o favor divino."
(São Josemaría Escrivá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário