terça-feira, 13 de abril de 2021

Catequese diária - 13/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 3,7b-15)

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

Santo do dia: Santo Hermenegildo.

By Francisco Herrera the Younger - [1], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=259293

São Martinho I, papa.


São Sabas Reyes.

Beato Serafim Morazzone.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

No meio das contradições e incompreensões que temos de enfrentar todos os dias, esmagados e até atordoados por tantas palavras e conexões, esconde-se a voz do Ressuscitado que nos diz: «A paz seja convosco!».

"Se quisermos conhecer o amor de Deus, olhemos para o Crucificado."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2016/documents/papa-francesco-cotidie_20160315_serpente.html

"Admira-te ante a magnanimidade de Deus: fez-se Homem para nos redimir, para que tu e eu - que não valemos nada, reconhece-o! - O tratemos com confiança."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/forja-capitulo-1.htm

"Nesses tempos, o mar e a nuvem (cf Ex 14) conduziam à fé pela admiração; mas, em relação ao futuro, prefiguravam a graça que estava para vir. 'Aquele que for sábio refletirá em tudo isto e compreenderá o amor do Senhor' (Sl 107,43). Compreenderá que o mar, prefigurando o batismo, separava os judeus do faraó, tal como o batismo nos faz escapar à tirania do diabo. Outrora, o mar afogou o inimigo; hoje, morre a inimizade que nos separava de Deus. O povo saiu do mar são e salvo; e nós elevamo-nos das águas, como se ressuscitássemos de entre os mortos, salvos pela graça daquele que nos chamou. Por sua vez, a nuvem era a sombra do dom do Espírito, que refresca os nossos membros, apagando a chama das paixões."

(São Basílio)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Portanto, quando o Apóstolo convida os cristãos a desapegarem-se decididamente das 'coisas da terra', deseja claramente fazer compreender aquilo que pertence ao 'homem velho' do qual o cristão deve despir-se, para revestir-se de Cristo.

Como ficou claro no citar de quais são as coisas pelas quais não se precisa fixar o coração, com igual clareza São Paulo indica-nos quais são as 'coisas do alto', que o cristão deve, ao contrário, buscar e apreciar. Essas dizem respeito àquilo que pertence ao 'homem novo', que revestiu-se de Cristo uma vez por todas no Batismo, mas que tem sempre necessidade de renovar-se 'à imagem d'Aquele que o criou' (Col 3,10)."

(Papa Bento XVI)

https://noticias.cancaonova.com/mundo/catequese-de-bento-xvi-na-quarta-feira-da-oitava-da-pascoa-2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário