Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.
Evangelho (Jo 21,1-14)
Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
Santo do dia: Santa Valdetrudes.
By Michel Lefrancq - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7393863
Santa Maria de Cléofas.
By Jacques Callot - This file was donated to Wikimedia Commons as part of a project by the Metropolitan Museum of Art. See the Image and Data Resources Open Access Policy, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=90485738
Santa Cacilda de Toledo.
By Francisco de Zurbarán - Thyssen-Bornemisza MuseumOriginally from sv.wikipedia; description page is (was) here* 26 april 2004 kl.05.17 [[:sv:User:Lamré|Lamré]] 370x600 (35 089 bytes) <span class="comment">(Sankta Casilda, från http://santiebeati.it/, copyright obefintlig, får väl anses vara PD)</span>, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=969490
Santo Hugo de Rouen.
By Giogo - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20846593
Beato Antônio Pavoni.
Beato Tomás de Tolentino.
Beata Celestina Faron.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
O Senhor chama-nos a colaborar na construção da história, tornando-nos, com Ele, pacificadores e testemunhas de esperança num futuro de salvação e ressurreição.
"Trata-se de uma pesca milagrosa, sinal do poder da palavra de Jesus: quando nos colocamos com generosidade ao seu serviço, Ele realiza maravilhas em nós."
(Papa Francisco)
"'O discípulo predileto de Jesus disse a Pedro: 'É o Senhor''. Aquele que é amado é o primeiro a ver; o amor faz incidir um olhar mais atento sobre todas as coisas; aquele que ama sente sempre com mais vivacidade."
(São Pedro Crisólogo)
https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel
"Os discípulos puseram-se duas vezes a pescar após terem recebido a ordem do Senhor: uma vez antes da paixão, e a segunda após a ressurreição. Nas duas pescas está representada a Igreja inteira: a Igreja como é agora e como será depois da ressurreição dos mortos. Agora, recebe uma multidão impossível de contar, abrangendo os bons e os maus; após a ressurreição, incluirá somente os bons."
(Santo Agostinho)
http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2013/documents/hf_ben-xvi_ang_20130210.html
"Nada melhor do que sabermo-nos, por Amor, escravos de Deus. Porque nesse momento perdemos a situação de escravos para nos convertermos em amigos, em filhos."
"Não entendo como se pode viver cristãmente sem sentir a necessidade de uma amizade constante com Jesus na Palavra e no Pão, na oração e na Eucaristia."
(São Josemaría Escrivá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário