segunda-feira, 5 de abril de 2021

Catequese diária - 5/04/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 28,8-15)

Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.

10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.

15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

Santo do dia: São Vicente Ferrer.


Santa Irene de Tessalônica.


Santa Maria Crescência Höss.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não nos cansemos de buscar o Cristo ressuscitado, que dá vida em abundância a todos os que o encontram. Encontrar Cristo significa descobrir a paz do coração. #Páscoa #ReginaCoeli

"Com efeito, se tudo tivesse acabado com a morte, nele teríamos um exemplo de dedicação suprema, mas isto não poderia gerar a nossa fé. Ele foi um herói. Não! Morreu, mas ressuscitou. Porque a fé brota da ressurreição. Aceitar que Cristo morreu, e morreu crucificado, não constitui um gesto de fé, mas um acontecimento histórico. Ao contrário, crer que ressuscitou, sim. A nossa fé nasce na manhã de Páscoa."
(Papa Francisco)


"De fato, se faltar na Igreja a fé na ressurreição, tudo para, tudo desmorona. Ao contrário, a adesão do coração e da mente a Cristo morto e ressuscitado muda a vida e ilumina toda a existência das pessoas e dos povos. Não é porventura a certeza de que Cristo ressuscitou que dá coragem, audácia profética e perseverança aos mártires de todos os tempos? Não é o encontro com Jesus vivo que converte e fascina tantos homens e mulheres, que desde o início do cristianismo continuam a deixar tudo para o seguir e pôr a própria vida ao serviço do Evangelho? 'Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa  pregação e vã a nossa fé' (1 Cor 15, 14). Mas ressuscitou!"
(Papa Bento XVI)


"Irmãos, a exemplo da prontidão dos discípulos, tanto homens como mulheres, para com a sepultura do seu Mestre, proclamemos, nós também, a alegria da ressurreição do Senhor. Seria uma pena que uma só língua de carne calasse os louvores devidos ao Salvador no dia em que a sua carne verdadeira ressuscitou. Esta magnífica ressurreição incita-nos a proclamar a grandeza do Autor de tamanha alegria, ao mesmo tempo que anunciamos a vitória contra o nosso velho inimigo: a morte foi hoje banida, assim como o seu autor. Hoje, com Cristo, a vida foi restituída aos mortais; hoje foram destruídas as correntes do demônio; hoje a liberdade do Senhor foi concedida a todos os cristãos."
(Santo Odilo de Cluny)

Nenhum comentário:

Postar um comentário