terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Catequese diária - 31/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 5,21-43)

— O Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas. (Mt 8,17)

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”

24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.

27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.

35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.

39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

Santo do dia: São João Bosco.


"É preciso que as nossas orações sejam feitas com confiança e com uma esperança firme de que o bom Deus pode e quer conceder-nos o que Lhe pedimos, se Lho pedirmos como deve ser.  Onde Jesus Cristo promete conceder-nos tudo na oração, coloca-nos sempre esta condição: 'Se a fizerdes com fé'. Quando alguém Lhe pedia uma cura ou outra coisa, Ele nunca deixava de dizer: 'Seja feito segundo a tua fé' (Mt 9, 29). Além disso, meus irmãos, quem poderá fazer-nos duvidar, se a nossa confiança se apoia na onipotência de Deus, que é infinita, na sua misericórdia, que é ilimitada, e nos méritos infinitos de Jesus Cristo, em nome de quem pedimos? Quando pedimos em nome de Jesus Cristo, não somos nós que pedimos; é o próprio Jesus Cristo que pede ao Pai por nós."
(São João Maria Vianney)


"Para ter acesso ao seu coração, ao Coração de Jesus, só existe uma condição: sentir-se necessitado de cura e confiar nele. Pergunto-vos: cada um de vós sente necessidade de ser curado? De algo, de algum pecado, de algum problema? E, se sente isto, tem fé em Jesus?"
(Papa Francisco)



By Lucas van Leyden - This file was donated to Wikimedia Commons as part of a project by the Metropolitan Museum of Art. See the Image and Data Resources Open Access Policy, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60858000

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Catequese diária - 30/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 5,1-20)

— Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia. (Lc 7,16)

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

Santo do dia: Santa Martinha de Roma.


Santa Jacinta Mariscotti.


By Domenico Corvi - http://lalumierededieu.eklablog.com/sainte-jacinthe-marescotti-religieuse-a-viterbe-1640-p322956, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24337750

Beato Columba Marmion.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Amanhã partirei para uma viagem apostólica à República Democrática do Congo e à República do Sudão do Sul. Saúdo com afeto as queridas populações que me esperam. Peço a todos, por favor, que acompanhem esta viagem com a oração.

"Responder 'não' a Deus, rejeitar esse princípio de felicidade nova e definitiva, é coisa que ficou nas mãos da criatura. Mas se esta se comporta assim, deixa de ser filho para se tornar escravo. 
(...)
Nenhum homem escapa a um ou outro gênero de escravidão. Uns prostram-se diante do dinheiro; outros adoram o poder; outros, a relativa tranquilidade do ceticismo; outros descobrem na sensualidade o seu bezerro de ouro. E o mesmo se passa com as coisas nobres."
(São Josemaria Escrivá)


"Com efeito, Ele vê mais longe que nós; e não quer apenas o nosso bem, quer o bem de todos. Seguindo-O passo a passo, talvez alcançássemos apenas o nosso bem e o bem de um pequeno número de pessoas; indo aonde Ele nos envia, fazendo a sua vontade e estando unidos a Ele apenas com a alma, sem termos a consolação de O seguir de perto na nossa vida exterior, talvez alcancemos o bem de um grande número de pessoas. 
(...)
Façamos todas as coisas como Ele as faria se o Pai Lhe tivesse destinado esta vida, se o Pai O tivesse colocado no lugar onde nos colocou a nós. Pois a verdadeira perfeição consiste em fazer a vontade de Deus."
(São Charles de Foucauld)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Lameiro - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=109214986

domingo, 29 de janeiro de 2023

Catequese diária - 29/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 5,1-12a)

— Meus discípulos, alegrai-vos, exultai de alegria, pois bem grande é a recompensa que nos céus tereis, um dia! (Mt 5,12)

Naquele tempo, 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3”Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

Santo do dia: São Sulpício Severo.


De GO69 - Trabajo propio, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11941077

São José Freinademetz.


Beata Villana de'Botti.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os "pobres de espírito" são aqueles que sabem que não são suficientes para si mesmos, que não são auto-suficientes.  Sentem necessidade de Deus e reconhecem que o bem vem d’Ele, como um dom, como graça. #EvangelhodeHoje (Mt 5,1-12) #BemAventuranças

"As Bem-Aventuranças constituem um novo programa de vida, para nos libertarmos dos falsos valores do mundo e nos abrirmos aos bens verdadeiros, presentes e futuros."
(Papa Bento XVI)


"Perguntaste-me se tenho cruz. E te respondi que sim, que nós sempre temos Cruz. - Mas uma Cruz gloriosa, cunho divino, garantia de autenticidade de sermos filhos de Deus. Por isso, sempre caminhamos felizes com a Cruz."
(São Josemaria Escrivá)


"Quem são aqueles a quem Nosso Senhor chama pobres em espírito? São aqueles que não são proprietários, nem em espírito, nem no seu coração, nem na sua vontade, mas nada mais querem ter que a Deus. Todos os dias eles depositam aos pés de Cristo juízos, maneiras de ver, vontade, tudo, dizendo-Lhe: 'Nada quero ter que seja meu; nada quero possuir senão o que de Ti vem; nada quero fazer senão o que Tu, como Verbo, decidiste para mim desde toda a eternidade: realizar o ideal divino que está em Ti a meu respeito'.
(...)
Porque o Pai, vendo em nós apenas o que vem dele, da graça do seu Filho, da inspiração do seu Espírito, vendo-nos segundo os seus desejos, unidos ao seu Filho em todas as coisas, abraça-nos com a mesma complacência que tem pelo seu próprio Filho e cumula-nos das riquezas inesgotáveis do seu Reino. A nossa obra consistiu em nos despojarmos de nós próprios para nos deixarmos levar a Deus por Cristo."
(Beato Columba Marmion)



Por Nheyob - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18201915

sábado, 28 de janeiro de 2023

Catequese diária - 28/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 4,35-41)

— Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer, encontre vida eterna. (Jo 3,16)

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

Santo do dia: Santo Tomás de Aquino.


Por Jacopo del Casentino - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38097379

Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Como cristãos, devemos irradiar por todos os cantos a beleza do amor de Deus através da sua vida. A fé não é um privilégio a reivindicar, mas um dom a partilhar.

"Se tiveres presença de Deus, por cima da tempestade que ensurdece, brilhará sempre o sol no teu olhar; e, por baixo das ondas tumultuosas e devastadoras, reinarão na tua alma a calma e a serenidade."
(São Josemaria Escrivá)


"Eis o início da nossa fé: reconhecer que sozinhos não somos capazes de permanecer à tona, que precisamos de Jesus, como os marinheiros das estrelas para encontrar a rota. A fé começa quando acreditamos que não somos autossuficientes, quando nos sentimos necessitados de Deus. Quando vencemos a tentação de nos fecharmos em nós próprios, quando superamos a falsa religiosidade que não quer incomodar Deus, quando clamamos a Ele, Ele pode fazer maravilhas em nós. É a força suave e extraordinária da oração, que faz milagres.
(...)
Os discípulos deixaram-se surpreender pelo medo, pois tinham fixado mais as ondas do que Jesus. E o medo leva-nos a olhar para as dificuldades, para os problemas graves e não para o Senhor, que muitas vezes dorme. Acontece o mesmo conosco: quantas vezes olhamos para os problemas, em vez de ir ter com o Senhor para depor nele as nossas preocupações! "
(Papa Francisco)



Por Judgefloro - Obra do próprio, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=61699386

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Catequese diária - 27/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 4,26-34)

— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os, aos doutores! (Cf. Mt 11,25)

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.

28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

Santo do dia: Santa Ângela de Mérici.


Por Père Igor - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20125875

Santo Henrique de Ossó e Cervelló.


De Iglesia en Valladolid - https://www.flickr.com/photos/archivalladolid/49350734477/, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=112360915

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A memória do extermínio de milhões de judeus e pessoas de outros credos não pode ser esquecida nem negada. Não pode haver fraternidade sem primeiro eliminar as raízes do ódio e da violência que alimentaram o horror do Holocausto. #HolocaustRemembranceDay

"Nós somos semelhantes a campos onde Deus, na sua misericórdia, lançou a semente, ou seja, o amor com o qual nos criou, tirando-nos do seu seio por amor, e não por dever. Nós não Lhe pedimos para ser criados; mas Ele, levado pelo fogo da sua caridade, criou-nos para O vermos e experienciarmos a sua bondade soberana e eterna."
(Santa Catarina de Sena)


"Deus está em ação, como uma pequena semente boa, que brota silenciosa e lentamente. E, pouco a pouco, torna-se uma árvore frondosa, que dá vida e abrigo a todos. Inclusive a semente das nossas boas obras pode parecer pequena; no entanto, tudo o que é bom, pertence a Deus e, portanto, de modo humilde, lentamente dá fruto. O bem - recordemo-lo - cresce sempre de maneira humilde, de forma oculta, muitas vezes invisível."
(Papa Francisco)


"Não obstante exija a nossa colaboração, o Reino de Deus é antes de tudo dom do Senhor, graça que precede o homem e as suas obras. A nossa pequena força, aparentemente impotente diante dos problemas do mundo, se for introduzida na força de Deus, não teme obstáculos porque a vitória do Senhor é certa. É o milagre do amor de Deus que faz germinar e crescer cada semente de bem espalhada na terra."
(Papa Bento XVI)



Por Øyvind Holmstad - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51210609

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Catequese diária - 26/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 10,1-9)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. (Lc 4,18)

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

Santo do dia: São Timóteo e São Tito.


By Andrew Butko, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11721354

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No centenário da proclamação de São #FranciscodeSales como padroeiro dos jornalistas, #RezemosJuntos para que se sintam inspirados por este Santo da ternura, procurando e narrando a verdade com coragem e liberdade.

"Advertimos vivamente para a necessidade de rezar pelas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. Não surpreende que, onde se reza com fervor, as vocações florescem. A santidade da Igreja depende essencialmente da união com Cristo e da abertura ao mistério da graça que opera nos corações dos crentes."
(Papa Bento XVI)


"Que a tua vida não seja uma vida estéril. - Sê útil. - Deixa rasto. - Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor.
Apaga, com a tua vida de apóstolo, o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio. - E incendeia todos os caminhos da terra com o fogo de Cristo que levas no coração."
(São  Josemaria Escrivá)


"Os leigos, que a sua vocação específica coloca no coração do mundo e à frente das mais variadas tarefas materiais, devem exercer por isso mesmo uma forma especial de evangelização. A sua primeira e mais direta tarefa não é a instituição e o desenvolvimento da comunidade eclesial - esse é o papel específico dos pastores -, mas é acionar todas as possibilidades cristãs e evangélicas escondidas, mas já presentes e ativas, nas coisas do mundo. O campo concreto da sua atividade evangelizadora é o vasto e complicado mundo da política, do social, da economia, mas também da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos 'mass media', assim como algumas outras realidades abertas à evangelização, como o amor, a família, a educação das crianças e dos adolescentes, o trabalho profissional, o sofrimento."
(São Paulo VI)



By Wolfgang Sauber - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=81176174

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Catequese diária - 25/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 16,15-18)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Eu vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor. (Jo 15,16)

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

CONVERSÃO DE SÃO PAULO, APÓSTOLO


MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA O LVII DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

(21 de maio de 2023)

«Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)»


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Todos somos chamados a procurar a verdade e a dizê-la, fazendo-o com amor. 

SOLENIDADE DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO APÓSTOLO

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO


Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!
(1 Cor 9,16)

"Aquele que ontem, vivendo segundo a carne, se empenhava em levar a morte aos santos do Senhor tem hoje prazer em imolar a vida da sua própria carne para salvar a vida desses mesmos santos. As frias maquinações da sua crueza transformam-se em caridade ardente e aquele que blasfemava e perseguia descobriu uma humildade e uma piedade de pregador; aquele que tinha por ganho sem igual matar a Cristo nos seus discípulos considera agora que a sua vida é Cristo e o seu lucro, morrer por Ele."
(São Gregório Magno)


"Também para nós o cristianismo não é uma nova filosofia ou uma nova moral. Somos cristãos unicamente se encontramos Cristo. Certamente Ele não se mostra a nós deste modo irresistível, luminoso, como fez com Paulo para fazer dele o apóstolo de todas as nações. Mas também nós podemos encontrar Cristo, na leitura da Sagrada Escritura, na oração, na vida litúrgica da Igreja. Podemos tocar o coração de Cristo e sentir que Ele toca o nosso. Só nesta relação pessoal com Cristo, só neste encontro com o Ressuscitado nos tornamos realmente cristãos. E assim abre-se a nossa razão, abre-se toda a sabedoria de Cristo e toda a riqueza da verdade."


"A todos esses homens e a todas essas mulheres, estejam onde estiverem, em seus momentos de exaltação ou em suas crises e derrotas, temos que fazer chegar o anúncio solene e firme de São Pedro, durante os dias que se seguiram ao Pentecostes: Jesus é a pedra angular, o Redentor, a totalidade da nossa vida, porque fora dEle não foi dado aos homens outro nome debaixo do céu pelo qual possamos ser salvos."
(São Josemaria Escrivá)



By © Jörgens.mi, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42164564

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Catequese diária - 23/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 3,22-30)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis. (2Tm 1,10)

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.

28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto nos pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

Santo do dia: Santo Ildefonso de Toledo.


Por El Greco - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=110251712

São João Esmoler.


By Master of the Holy Kinship (Kraków) - Image taken by User:Mathiasrex Maciej Szczepańczyk, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1638743

"Aprende que o Espírito Santo é único, indivisível, poderosíssimo; Ele multiplica as suas obras sem no entanto Se dividir; é Ele quem conhece os mistérios, quem perscruta todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus. Ele que veio sob a forma de pomba sobre o Senhor Jesus Cristo; Ele que foi a força da Lei e dos profetas; e que ainda agora, tendo chegado o tempo do batismo, marca todas as almas com o seu selo; toda a natureza inteligente tem necessidade da sua santidade." 
(São Cirilo de Jerusalém)


"Ora a blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado cometido pelo homem, que reivindica o seu pretenso 'direito' de perseverar no mal — em qualquer pecado — e recusa por isso mesmo a Redenção. O homem fica fechado no pecado, tornando impossível da sua parte a própria conversão e também, consequentemente, a remissão dos pecados, que considera não essencial ou não importante para a sua vida. É uma situação de ruína espiritual, porque a blasfêmia contra o Espírito Santo não permite ao homem sair da prisão em que ele próprio se fechou e abrir-se às fontes divinas da purificação das consciências e da remissão dos pecados."
(São João Paulo II)


"A perfeita união entre os irmãos só é possível referida ao pensamento e aos sentimentos de Cristo (cf. Fil 2, 5). (...) Sentimos que Cristo – que não pode ser dividido – quer atrair-nos a Si, aos sentimentos do seu coração, ao seu abandono total e íntimo nas mãos do Pai, ao seu esvaziar-se radicalmente por amor da humanidade. Só Ele pode ser o princípio, a causa, o motor da nossa unidade."
(Papa Francisco)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Lameiro - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=110837494

domingo, 22 de janeiro de 2023

Catequese diária - 22/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 4,12-23)

12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15”Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.

18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.

21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.

Santo do dia: São Vicente de Saragoça.


Por Tomás Giner - Museo del Prado, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=406895

São Vicente Pallotti.


By Don Lorenzo - http://it.wikipedia.org/wiki/Immagine:San_Vincenzo_Pallotti.jpg, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3201074

Beata Laura Vicuña.


Beato Guilherme José Chaminade.


Por Desconhecido - http://www.marianist.com/?page_id=528, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=55300274

DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS

SANTA MISSA

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Palavra de Deus é para todos, a Palavra chama à conversão, a Palavra torna-nos anunciadores. #DomingodaPalavra

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #PalavradeDeus, que sara e levanta, é destinada a todos: quer alcançar os que estão longe, curar os doentes, salvar os pecadores, reunir as ovelhas perdidas e encorajar a quantos têm o coração cansado e oprimido. A misericórdia de Deus é para todos.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O chamado para seguir Jesus é um momento decisivo para todo cristão: se não se tem coragem de colocar-se a caminho, há o risco de permanecer como espectador da própria existência e de viver a própria fé pela metade. #EvangelhodeHoje (Mt 4,12-23)

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #PalavradeDeus, que se dirige a todos e chama à conversão, torna-nos anunciadores: atrai-nos para a "rede" do amor do Pai e torna-nos apóstolos que sentem o desejo irreprimível de fazer subir para a barca do Reino todos os que encontram.

"Por que não te entregas a Deus de uma vez..., de verdade..., agora!?"
(São Josemaria Escrivá)


"Converter-se sem cessar ao reino de Deus, ao domínio de Deus, da Verdade, na nossa vida. Pedimo-lo diariamente na oração do 'Pai nosso' com as palavras 'Venha a nós o vosso reino', que equivale a dizer a Jesus: Senhor, fazei que sejamos vossos, vivei em nós, reuni a humanidade dispersa e atribulada, para que em Vós tudo se submeta ao Pai da misericórdia e do amor."
(Papa Bento XVI)


"Por onde passou, Jesus nunca deixou de ser enviado.
E nós não podemos agir como se não fôssemos,
a cada instante, os enviados de Deus ao mundo.
Ao longo deste dia que agora começa,
Jesus em nós nunca deixa de ser enviado
a toda a humanidade do nosso tempo, de todos os tempos,
da minha cidade e do mundo inteiro.
Através dos próximos irmãos que Ele nos convidará a servir, a amar, a salvar,
partirão ondas da sua caridade até aos confins do mundo,
chegando até ao fim dos tempos."
(Venerável Madeleine Delbrêl)


sábado, 21 de janeiro de 2023

Catequese diária - 21/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 3,20-21)

— Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14b)

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

Santo do dia: Santa Inês.


By Nheyob - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=102973800

Seis novos Veneráveis para a Igreja

O Papa Francisco autorizou a promulgação dos Decretos que reconhecem as virtudes heroicas de seis Servos de Deus que serão beatificados.


Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Que o Espírito Santo nos leve a acolher sempre mais as Sagradas Escrituras como lâmpada que ilumina os passos da nossa vida cotidiana. #PalavradeDeus

"Ser pastor não era apenas um trabalho, que exigia tempo e muito esforço; era um verdadeiro estilo de vida: vinte e quatro horas por dia, vivendo com o rebanho, acompanhando-o às pastagens, dormindo entre as ovelhas, cuidando das mais fracas. Em síntese, Jesus não faz algo por nós, mas dá tudo, dá a vida por nós. O seu é um coração pastoral (cf. Ez 34, 15). É pastor com todos nós."
(Papa Francisco)


"Há maior loucura do que lançar aos quatro ventos o trigo dourado na terra, para que apodreça? - Sem essa generosa loucura, não haveria safra.
Filho, como andamos de generosidade?"
(São Josemaria Escrivá)


"Não pretendas que te 'compreendam'. - Essa incompreensão é providencial: para que o teu sacrifício passe despercebido."
(São Josemaria Escrivá)



By Adrian Tync - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=86611678

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Catequese diária - 20/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 3,13-19)

— Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação. (2Cor 5,19)

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

Santo do dia: São Sebastião.


São Fabiano, papa.


By Photo: Andreas Praefcke - Self-photographed, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4378962

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Palavra impele-nos a sair de nós mesmos caminhando ao encontro dos irmãos, animados unicamente com a força serena do amor libertador de Deus.

"Eduquemo-nos para uma relação intensa com Deus, para uma prece que não seja esporádica, mas constante, cheia de confiança, capaz de iluminar a nossa vida, como nos ensina Jesus. E peçamos-lhe que possamos comunicar às pessoas que estão próximas de nós, àqueles que encontramos ao longo do nosso caminho, a alegria do encontro com o Senhor, Luz para a nossa existência."
(Papa Bento XVI)


"Procuras a companhia de amigos que, com a sua conversa e afeto, com o seu convívio, te tornem mais tolerável o desterro deste mundo..., embora os amigos às vezes atraiçoem. - Não me parece mal.
Mas... como não frequentas cada dia com maior intensidade a companhia, a conversa com o Grande Amigo, que nunca atraiçoa?"
(São Josemaria Escrivá)


"Quando se saboreia o amor de Deus, sente-se o peso das almas. Não se pode dissociar a vida interior do apostolado, como não é possível separar em Cristo o seu ser de Deus-Homem da sua função de Redentor. O Verbo quis encarnar-se para salvar os homens, para os fazer uma só coisa com Ele. Esta é a razão da sua vinda ao mundo: Por nós, homens, e por nossa salvação desceu dos céus, rezamos no Credo."
(São Josemaria Escrivá)



By James Tissot - Online Collection of Brooklyn Museum; Photo: Brooklyn Museum, 2007, 00.159.234_PS2.jpg, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10904564

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Catequese diária - 18/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 3,1-6)

— Jesus pregava a Boa Nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo. (Mt 4,23)

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “E permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram.

5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.

6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Santo do dia: Santa Margarida da Hungria.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Peçamos a Deus que nos dê um coração pastoral, que sofra e se arrisque para dar testemunho. Não é somente uma honra, mas também um dever levar a Palavra de Deus àqueles que nos foram confiados e aos que encontramos no dia a dia.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Peço a todos que rezem comigo pelo padre Isaac Achi, da Diocese de Minna, no norte da Nigéria, assassinado no domingo passado na casa paroquial. Quantos cristãos sofrem violência na própria pele! #RezemosJuntos por eles.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No último sábado, um novo ataque com mísseis na #Ucrânia causou muitas vítimas civis, entre as quais crianças. Compartilho da dor dos familiares. Os testemunhos deste trágico episódio são um forte apelo a todas as consciências. Não se pode ficar indiferentes!

Os milagres de Jesus são parábolas vivas (padre Paulo Ricardo):


"Ele toma para Si a vida humana para que o homem não volte a cair: tinha-o feito terreno e torna-o celeste; tinha-lhe dado uma alma humana e agora comunica-lhe o espírito divino. E assim, eleva o homem à dignidade divina, para que desapareça tudo o que nele havia de pecado, morte, fadiga e sofrimento, tudo o que havia de terreno; pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, e vive e reina com o Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos."
(São Pedro Crisólogo)


"Examina com sinceridade o teu modo de seguir o Mestre. Considera se te entregaste de uma maneira oficial e seca, com uma fé que não tem vibração; se não há humildade, nem sacrifício, nem obras nos teus dias; se não há em ti senão fachada e não estás atento ao detalhe de cada instante..., numa palavra, se te falta Amor.
Se é assim, não te pode surpreender a tua ineficácia. Reage imediatamente, levado pela mão de Santa Maria!"
(São Josemaria Escrivá)



By Eduardo o Católico - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=50769421