segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Catequese diária - 23/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 3,22-30)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis. (2Tm 1,10)

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.

28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto nos pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

Santo do dia: Santo Ildefonso de Toledo.


Por El Greco - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=110251712

São João Esmoler.


By Master of the Holy Kinship (Kraków) - Image taken by User:Mathiasrex Maciej Szczepańczyk, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1638743

"Aprende que o Espírito Santo é único, indivisível, poderosíssimo; Ele multiplica as suas obras sem no entanto Se dividir; é Ele quem conhece os mistérios, quem perscruta todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus. Ele que veio sob a forma de pomba sobre o Senhor Jesus Cristo; Ele que foi a força da Lei e dos profetas; e que ainda agora, tendo chegado o tempo do batismo, marca todas as almas com o seu selo; toda a natureza inteligente tem necessidade da sua santidade." 
(São Cirilo de Jerusalém)


"Ora a blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado cometido pelo homem, que reivindica o seu pretenso 'direito' de perseverar no mal — em qualquer pecado — e recusa por isso mesmo a Redenção. O homem fica fechado no pecado, tornando impossível da sua parte a própria conversão e também, consequentemente, a remissão dos pecados, que considera não essencial ou não importante para a sua vida. É uma situação de ruína espiritual, porque a blasfêmia contra o Espírito Santo não permite ao homem sair da prisão em que ele próprio se fechou e abrir-se às fontes divinas da purificação das consciências e da remissão dos pecados."
(São João Paulo II)


"A perfeita união entre os irmãos só é possível referida ao pensamento e aos sentimentos de Cristo (cf. Fil 2, 5). (...) Sentimos que Cristo – que não pode ser dividido – quer atrair-nos a Si, aos sentimentos do seu coração, ao seu abandono total e íntimo nas mãos do Pai, ao seu esvaziar-se radicalmente por amor da humanidade. Só Ele pode ser o princípio, a causa, o motor da nossa unidade."
(Papa Francisco)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Lameiro - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=110837494

Nenhum comentário:

Postar um comentário