Evangelho (Jo 2,1-11)
— Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia! (Lc 7,16)
Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Santo do dia: São Raimundo de Peñafort.
Por BSonne - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=62333904
Beata Lindalva Justo de Oliveira.
By Dossantostheu - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42729135
O primeiro sábado do mês é dedicado ao Imaculado Coração de Maria.
By Liuthalas - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=116468265
Ato de desagravo:
INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA EM JANEIRO:
Pelos educadores
Rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando em particular os jovens mais vulneráveis.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Dirijo os meus sinceros votos às comunidades das Igrejas Orientais que celebram o Natal do Senhor, de modo particular ao martirizado povo ucraniano. Que o nascimento do Salvador infunda esperança e inspire passos concretos que possam finalmente levar à paz.
"O esposo que morava em Caná convidou o Esposo que veio do Céu; e o Senhor, que estava preparado para estas núpcias, respondeu ao seu convite. Os que estavam sentados à mesa convidaram Aquele que instala os mundos em seu Reino, e Ele enviou-lhes um presente de núpcias que os fez exultar. [...] Não tinham vinho que chegasse, mesmo do de menor qualidade, e Ele deu-lhes um pouco da sua riqueza: em resposta ao convite que deles recebera, Ele convidou-os para as suas núpcias."
(Santo Efrém)
"As Bodas de Caná constituem de fato 'o início dos sinais' (Jo 2, 11), ou seja, o primeiro milagre realizado por Jesus, com o qual Ele manifestou em público a sua glória, suscitando a fé dos seus discípulos.
(...)
Com este 'sinal', Jesus revela-se como o Esposo messiânico, que veio estabelecer com o seu povo a nova e eterna Aliança, segundo as palavras dos profetas: 'Assim como a esposa faz a felicidade do seu marido, assim tu serás a alegria do teu Deus' (Is 62, 5). E o vinho é símbolo desta alegria de amor; mas ele faz alusão também ao sangue, que Jesus derramará no fim, para selar o seu pacto nupcial com a humanidade."
(Papa Bento XVI)
"Se a nossa fé for débil, recorramos a Maria. Conta São João que, devido ao milagre das bodas de Caná, que Cristo realizou a pedido de sua Mãe, os discípulos creram nEle (Jo 2, 11). A nossa Mãe intercede sempre diante do seu Filho para que nos atenda e se nos revele de tal modo que possamos confessar: Tu és o Filho de Deus."
(São Josemaria Escrivá)
By Rodrigo Fernández - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=46682213
Nenhum comentário:
Postar um comentário