sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Catequese diária - 27/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 4,26-34)

— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os, aos doutores! (Cf. Mt 11,25)

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.

28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

Santo do dia: Santa Ângela de Mérici.


Por Père Igor - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20125875

Santo Henrique de Ossó e Cervelló.


De Iglesia en Valladolid - https://www.flickr.com/photos/archivalladolid/49350734477/, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=112360915

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A memória do extermínio de milhões de judeus e pessoas de outros credos não pode ser esquecida nem negada. Não pode haver fraternidade sem primeiro eliminar as raízes do ódio e da violência que alimentaram o horror do Holocausto. #HolocaustRemembranceDay

"Nós somos semelhantes a campos onde Deus, na sua misericórdia, lançou a semente, ou seja, o amor com o qual nos criou, tirando-nos do seu seio por amor, e não por dever. Nós não Lhe pedimos para ser criados; mas Ele, levado pelo fogo da sua caridade, criou-nos para O vermos e experienciarmos a sua bondade soberana e eterna."
(Santa Catarina de Sena)


"Deus está em ação, como uma pequena semente boa, que brota silenciosa e lentamente. E, pouco a pouco, torna-se uma árvore frondosa, que dá vida e abrigo a todos. Inclusive a semente das nossas boas obras pode parecer pequena; no entanto, tudo o que é bom, pertence a Deus e, portanto, de modo humilde, lentamente dá fruto. O bem - recordemo-lo - cresce sempre de maneira humilde, de forma oculta, muitas vezes invisível."
(Papa Francisco)


"Não obstante exija a nossa colaboração, o Reino de Deus é antes de tudo dom do Senhor, graça que precede o homem e as suas obras. A nossa pequena força, aparentemente impotente diante dos problemas do mundo, se for introduzida na força de Deus, não teme obstáculos porque a vitória do Senhor é certa. É o milagre do amor de Deus que faz germinar e crescer cada semente de bem espalhada na terra."
(Papa Bento XVI)



Por Øyvind Holmstad - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51210609

Nenhum comentário:

Postar um comentário