quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Catequese diária - 5/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 1,43-51)

— Um dia sagrado brilhou para nós: nações, vinde todas adorar o Senhor: pois hoje desceu grande luz sobre a terra.

Naquele tempo, 43Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. 44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Santo do dia: São João Nepomuceno Neumann.


O adeus a Bento XVI: "Pai, nas tuas mãos entregamos o seu espírito"


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente e para sempre a sua voz!

Jesus, a escada de Jacó:


"Senhor meu Deus, minha única esperança,
não permitas que deixe jamais de Te procurar,
mas faz com que busque sempre o teu rosto com ardor."
(Santo Agostinho)


"Quando te falo de 'apostolado de amizade', refiro-me a uma amizade 'pessoal', sacrificada, sincera: de tu a tu, de coração a coração."
(São Josemaria Escrivá)


"Esta espécie de contestação é, à sua maneira, importante para nós. De fato, ela mostra-nos que segundo as expectativas judaicas, o Messias não podia provir de uma aldeia tanto obscura como era precisamente Nazaré (veja também Jo 7, 42). Mas, ao mesmo tempo realça a liberdade de Deus, que surpreende as nossas expectativas fazendo-se encontrar precisamente onde não o esperávamos. Por outro lado, sabemos que Jesus na realidade não era exclusivamente 'de Nazaré', pois tinha nascido em Belém (cf. Mt 2, 1; Lc 2, 4) e que por fim provinha do céu, do Pai que está no céu."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário