Evangelho (Mt 3,13-17)
— Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9,6)
Naquele tempo, 13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.
FESTA DO BATISMO DO SENHOR
By Giovanni Battista Tiepolo, - https://americanart.si.edu/artwork/baptism-christ-24463, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=91981774
Santo do dia: São Julião e Santa Basilissa.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
As sendas da paz são sendas de solidariedade, porque ninguém pode salvar-se sozinho. Vivemos num mundo tão interligado que a ação de um acaba por ter repercussões sobre todos.
DISCURSO DO PAPA FRANCISCO
AOS MEMBROS DO CORPO DIPLOMÁTICO ACREDITADO JUNTO DA SANTA SÉ
PARA AS FELICITAÇÕES DE ANO NOVO
Sala das Bênçãos
Segunda-feira,, 9 de janeiro de 2023
"Cristo foi batizado, desçamos com Ele para com Ele podermos voltar a erguer-nos.
(...)
Jesus entra nas águas levando o mundo consigo, e elevando-o quando sai, e vê o Céu aberto, esse Céu que Adão tinha fechado para si e para os seus, esse paraíso que estava como que selado por uma espada de fogo. E o Espírito dá testemunho da sua divindade, acorrendo ao seu semelhante, ao mesmo tempo que uma voz desce do Céu, pois foi do Céu que veio Aquele a quem está a ser prestada homenagem."
(São Gregório de Nazianzo)
"O Pai manifesta abertamente aos homens a profunda comunhão que o une ao Filho: a voz que ressoa do alto testemunha que Jesus é totalmente obediente ao Pai, e que esta obediência constitui a expressão do amor que os une entre si. Por isso, o Pai põe a sua complacência em Jesus, porque reconhece no agir do Filho o desejo de cumprir em tudo a sua vontade: 'Eis o meu Filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência' (Mt 3, 17).
(...)
Recebendo o Batismo, estas crianças obtêm como dádiva um selo espiritual indelével, o 'caráter', que assinala para sempre a sua pertença ao Senhor e que os torna membros vivos do seu Corpo místico, que é a Igreja. Enquanto começam a fazer parte do Povo de Deus, para estas crianças hoje tem início um caminho de santidade e de conformação com Jesus, uma realidade que é inserida neles como a semente de uma árvore maravilhosa, que deve poder crescer."
(Papa Bento XVI)
By Tylwyth Eldar - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=93658603
Nenhum comentário:
Postar um comentário