sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Catequese diária - 13/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 2,1-12)

— Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia. (Lc 7,16)

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

Santo do dia: Santo Hilário de Poitiers.


Por Fab5669 - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=73244705

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Precisamos da #oração diária, de tempo dedicado a Deus, para que Ele possa entrar no nosso tempo; de momentos frequentes em que abrimos o nosso coração a Ele, para que Ele possa a cada dia derramar amor em nós e alimentar a nossa fé.

"Que grande é o Senhor! Por causa de uns, perdoa aos outros; de uns recebe a oração, a outros perdoa os pecados. Por que não há de o teu semelhante interceder por ti, quando é um servo que, pelas suas insistentes súplicas, do Senhor alcança e obtém a graça?
(...)
Deste modo, faz-lhes ver a imagem completa da ressurreição, uma vez que, com a cura as feridas do corpo e da alma (...), é o homem todo que fica curado."
(Santo Ambrósio de Milão)


"Jesus, suscitando o escândalo dos escribas presentes, diz primeiro: 'os teus pecados estão perdoados', e só depois, para demonstrar a autoridade que lhe tinha sido conferida por Deus para perdoar os pecados, acrescenta: "Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa" (Mc 2, 11), purificando-o completamente. A mensagem é clara: paralisado pelo pecado,o homem tem necessidade da misericórdia de Deus, que Cristo veio transmitir-lhe a fim de que, purificado no coração, toda a sua existência possa reflorescer."
(Papa Bento XVI)


Devoção do dia: Paixão de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário