quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Catequese diária - 4/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 1,35-42)

— Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho. (Hb 1,1-2)

Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)”. 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).

Santo do dia: Santa Ângela de Foligno.


Santa Elizabeth Ann Bayley Seton.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Exorto todos a perseverar na proximidade afetuosa e solidária ao martirizado povo ucraniano que tanto sofre, invocando para ele o dom da paz.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Jesus, o Crucificado Ressuscitado, o Vivente e o Senhor, foi a meta para a qual o Papa Bento nos conduziu, levando-nos pela mão. Que ele nos ajude a redescobrir em Cristo a alegria de acreditar e a esperança de viver.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O discernimento é uma arte que se aprende e que tem as suas regras. Invoquemos o Espírito Santo para que coloque no nosso caminho pessoas que possam nos acompanhar no caminho para Deus.

"Ó Jesus misericordioso, querer está ao meu alcance, mas não encontro meio de realizar; puxa-me, pois, da fragilidade da condição humana com a ajuda da tua graça (cf Rom 7,18), e volta a minha alma para Ti pela lei imaculada do teu amor. Então, correrei sem me cansar pelo caminho dos teus mandamentos (cf Sl 118,32), prender-me-ei a Ti de maneira inseparável, e Tu estarás comigo, meu Senhor, ajudando-me sem cessar e fortalecendo-me na obra que empreendi por amor do teu amor."
(Santa Gertrudes de Helfta)


"A Igreja, em todas as épocas, é chamada a fazer aquilo que fez João Batista, indicar Jesus ao povo dizendo: 'Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo!'. Ele é o único Salvador! Ele é o Senhor, humilde, no meio dos pecadores, mas é Ele, Ele: não é outro, poderoso, que vem; não, não, é Ele!"
(Papa Francisco)


"Nos três anos seguintes, Jesus convive com os seus discípulos, conhece-os, responde às suas perguntas, resolve as suas dúvidas. É verdadeiramente o Rabi, o Mestre que fala com autoridade, o Messias enviado por Deus. Mas é ao mesmo tempo acessível, íntimo."
(São Josemaria Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário