quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Catequese diária - 12/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mc 1,40-45)

— Jesus pregava a Boa Nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo. (Mt 4,23)

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado.

43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”

45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

Santo do dia: Santo Antônio Maria Pucci.


By I, Sailko, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2575213

Santo Arcádio da Mauritânia.


São Bernardo de Corleone.


São Bento Biscop.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Recordemo-nos sempre que a forma como tratamos os últimos e os menos considerados entre os nossos irmãos e irmãs mostra o valor que reconhecemos no ser humano.

Oração da humildade, de Santa Teresinha do Menino Jesus:


"Não desfaleças: por mais indigna que seja a pessoa, por mais imperfeita que venha a ser a sua oração, se esta se eleva com humildade e perseverança, Deus a escuta sempre."
(São Josemaria Escrivá)


"Não percas a confiança em Deus nem desesperes da sua misericórdia; não duvides nem desesperes de vir a ser melhor; mesmo que o demônio tenha conseguido precipitar-te dos altos cumes da virtude até aos abismos do mal, muito mais Deus poderá chamar-te de novo para o cume do bem, e não só reconduzir-te ao estado em que te encontravas antes dessa queda, mas tornar-te muito mais feliz do que julgavas ser. Não percas a coragem, suplico-te, não feches os olhos à esperança do bem, não vá acontecer-te o que acontece aos que não amam a Deus; porque não é o grande número de pecados que leva a alma ao desespero, mas o desdém por Deus."
(Rábano Mauro, bispo e abade)


"Naqueles leprosos, que Francisco encontrou quando ainda vivia 'no pecado' — como ele mesmo diz — estava presente Jesus; e quando Francisco se aproximou de um deles e, vencendo a própria repugnância, abraçou-o, Jesus curou-o da sua lepra, ou seja do seu orgulho, convertendo-o ao amor de Deus. Eis a vitória de Cristo, que é a nossa cura profunda e a nossa ressurreição para a vida nova!"
(Papa Bento XVI)


"A súplica do leproso demonstra que quando nos apresentamos a Jesus não é necessário fazer longos discursos. São suficientes poucas palavras, contanto que sejam acompanhadas pela plena confiança no seu poder absoluto e na sua bondade. Efetivamente, confiar na vontade de Deus significa entregar-se à sua misericórdia infinita."
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário