terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Catequese diária - 3/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 1,29-34)

— A Palavra se fez carne, entre nós ela habitou; e todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram. (Jo 1,14a.12a)

29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

SANTÍSSIMO NOME DE JESUS


By Reinhardhauke - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15671050

Santo do dia: Santa Genoveva.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quando sentimos forte a dúvida e o medo e nos parece que estamos afundando, não devemos nos envergonhar de gritar, como Pedro: "Senhor, salva-me!" (Mt 14,30). É uma bela oração! E Jesus imediatamente estende a mão.

"Descansa na filiação divina. Deus é um Pai - o teu Pai! - cheio de ternura, de infinito amor.
Chama-Lhe Pai muitas vezes, e diz-Lhe - a sós - que O amas, que O amas muitíssimo!: que sentes o orgulho e a força de ser seu filho."
(São Josemaria Escrivá)


"Mortos com Cristo, sepultados com Ele para poder viver com Ele. E esta é a graça do batismo: participar na morte e ressurreição de Jesus. Portanto, o batismo não é apenas um rito externo. Aqueles que o recebem são transformados nas profundezas do seu ser, no seu íntimo, e possuem uma nova existência, precisamente a vida que lhes permite dirigir-se a Deus e invocá-lo com o nome de 'Aba', isto é 'pai'. 'Pai'? Não, 'papá' (cf. Gl 4, 6)."
(Papa Francisco)


"A palavra acerca do "cordeiro de Deus" interpreta, se assim podemos dizer, o caráter teológico do batismo de Jesus já iluminado a partir da cruz, da sua descida na profundidade da morte."
(Papa Bento XVI)



By https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/b7/3f/4f3fec38ab489bf270878872ddda.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0034706.html, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36615877

Nenhum comentário:

Postar um comentário