segunda-feira, 13 de julho de 2020

Catequese diária - 13/07/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 10,34 – 11,1)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

Santo do dia: Santa Teresa dos Andes.


Por Fotógrafo desconhecido - Desconhecido, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=477873

Santo Esdras, profeta.


São Silas.


Santo Eugênio de Cartago.


By Krzysztof Golik - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72684709

Santa Clélia Barbieri.


Beato Jacopo de Varazze.

Beato Fernando Maria Baccilieri.

Beato Carlos Manuel Cecilio Rodríguez Santiago.


By Source (WP:NFCC#4), Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=17696102

"Quando se ama tudo é alegria, a cruz não pesa, o martírio não se sente, vive-se mais no Céu que na terra."
(Santa Teresa dos Andes)

Leia mais em: https://www.comshalom.org/10-frases-de-santa-teresa-de-los-andes/

"Quão imperfeito seria o amor que tens à tua família, se não te conduzisse a Deus. […] Toma a cruz e segue o Senhor. O teu Salvador, embora sendo Deus encarnado, revestido da tua carne, tinha sentimentos humanos quando disse: «Meu Pai, se é possível, passe de Mim este cálice» (Mt 26,39). […] A natureza de servo de que Se revestiu por ti fez ouvir a voz do homem, a voz da carne. Ele assumiu a tua voz, a fim de exprimir a tua fraqueza, e te dar sua força […], a fim de te mostrar que vontade deves preferir."
(Santo Agostinho)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/quem-ama-o-pai-ou-a-mae-mais-do-que-a-mim-nao-e-digno-de-mim-santo-agostinho-354-430-bispo-de-hipona-norte-de-africa-doutor-da-igreja-sermao-344-%C2%A72-3/

"Que, por vontade de Deus, nunca me aconteça perder o povo que Ele formou para Si nos confins da Terra (cf Is 43,21)! Peço a Deus que me dê a perseverança e a vontade de dele dar sempre um testemunho fiel, até ao dia da minha partida."
(São Patrício)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Bento XVI afirma: 'Graça' é a força que transforma o homem e o mundo; 'paz' é o fruto maduro dessa transformação (Homilia em Éfeso, 29-12-2006). Mas requer-se a colaboração livre da pessoa, no projeto divino de salvação. E como é no coração que reside, em última instância, a origem dos conflitos, daí surge a necessidade de que cada um lute, decididamente, no seu interior, para afirmar o reino de Deus na própria alma."
(Dom Javier Echevarría)

https://opusdei.org/pt-pt/article/carta-do-prelado-janeiro-de-2007/

Nenhum comentário:

Postar um comentário