quinta-feira, 2 de julho de 2020

Catequese diária - 2/07/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 9,1-8)

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”

3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda?’ 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

Santo do dia: São Bernardino Realino.


By Rijksmuseum - http://hdl.handle.net/10934/RM0001.collect.332797, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=84445400

Santa Monegundes.

Beata Eugênia Joubert.

Beato Pedro de Luxemburgo.


De Ecole d'Avignon - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202. Notice sur le site du musée, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=155157

"Cristo diz aos escribas: 'Que é mais fácil: dizer: 'Os teus pecados estão perdoados' ou dizer: 'Levanta-te e anda'?' Dito doutra maneira: que vos parece que é mais fácil, restabelecer um corpo paralisado ou perdoar os pecados da alma? Evidentemente que é curar o corpo, uma vez que o perdão dos pecados vai para além disso, dado a alma ser superior ao corpo. Mas, porque uma destas obras é visível e a outra não, levarei a cabo precisamente a que é visível e menor, para assim comprovar a invisível e maior. E nesse momento, pelas suas obras, Jesus dá testemunho de ser 'Aquele que tira o pecado do mundo' (Jo 1,29)."
(São João Crisóstomo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Também hoje a humanidade traz em si os sinais do pecado, que a impede de progredir rapidamente nos valores da fraternidade, da justiça e da paz, que contudo ela se propôs em declarações solenes. Por quê? O que é que obstaculiza o seu caminho? O que é que paralisa este desenvolvimento integral? Sabemos bem que, no plano histórico, as causas são múltiplas, e o problema é complexo. Todavia, a Palavra de Deus convida-nos a ter um olhar de fé e a confiar, como as pessoas que levaram o paralítico, que só Jesus pode curar verdadeiramente."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2006/documents/hf_ben-xvi_ang_20060219.html

"Talvez penses que os teus pecados são muitos, que o Senhor não poderá ouvir-te. Não é assim, porque Ele tem entranhas de misericórdia. Se, apesar desta maravilhosa verdade, te apercebes da tua miséria, mostra-te como o publicano: Senhor, aqui estou, Tu é que sabes! E observemos o que nos conta São Mateus, quando colocam um paralítico diante de Jesus. Aquele doente não faz nenhum comentário: fica ali simplesmente, na presença de Deus. E Cristo, comovido por essa contrição, por essa dor de quem sabe nada merecer, não demora a reagir com a sua misericórdia habitual: Tem confiança, que te são perdoados os teus pecados."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-ponto-253.htm


By PerfectUnityOrg - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28888182

Nenhum comentário:

Postar um comentário