quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Catequese diária - 10/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 11,11-15)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

NOSSA SENHORA DE LORETO


Santo do dia: Santa Eulália de Mérida.


By Master of Messkirch - Philadelphia, John G. Johnson Collection, Inv.Nr. 1700 u. 1701, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1696719

São Gregório III, papa.


Beato Marcos Antônio Durando.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Ó Deus, pela materna intercessão da Bem-aventurada Nossa Senhora de Loreto, faz com que nosso espírito se eleve ao alto com as asas da fé, da esperança e da caridade, e protege todos aqueles que a invocam como Celeste Padroeira. #jubilaeumlauretanum

"A prece não é um fechar-se com o Senhor para mascarar a alma: não, isto não é oração, uma oração assim é fingida. A oração é um confronto com Deus e um deixar-se enviar para servir os irmãos. A prova da oração é o amor concreto ao próximo. E vice-versa: os crentes agem no mundo depois de terem, primeiro, silenciado e rezado; caso contrário, a sua ação é impulsiva, desprovida de discernimento, é um correr ofegante sem meta. Os crentes comportam-se assim, cometem tantas injustiças, porque não foram primeiro rezar diante do Senhor, discernir o que devem fazer."
(Papa Francisco)


"O apelo de João vai portanto além e mais em profundidade em relação à sobriedade do estilo de vida: exorta a uma mudança interior, a partir do reconhecimento e da confissão do próprio pecado. Enquanto nos preparamos para o Natal é importante que olhemos para nós próprios e façamos um exame sincero da nossa vida. Deixemo-nos iluminar por um raio da luz que provém de Belém, a luz d’Aquele que é 'o Maior' e se fez pequeno, 'mais Forte' e se fez frágil."
(Papa Bento XVI)


"Alguns comportam-se, ao longo da vida, como se o Senhor tivesse falado de entrega e de conduta reta somente àqueles a quem não custasse - não existem! - ou aos que não precisassem lutar. Esquecem que, para todos, Jesus disse: o Reino dos Céus arrebata-se com violência, com a luta santa de cada instante."
(São Josemaría Escrivá)


"A vida eterna é oferecida a todos nós, meus filhos; o Reino dos Céus está preparado e espera-nos a herança de Cristo: a fruição de bens numerosos e inconcebíveis, a felicidade de uma grande alegria e a imortalidade, que é um excesso de glória e de honra, e de todos os outros bens, em tão grande número que nenhuma língua humana consegue expor-lhes a graça e a misericórdia (cf Sb 3,9)!
Corramos desde agora com vigor acrescido, e sobretudo vós, os preguiçosos, os indóceis, os corações pesados, os amigos da murmuração, que, se não vos corrigirdes, sereis semelhantes à figueira amaldiçoada (cf Lc 13,8): estrumamo-la, mas ela não deita raízes, regamos-vos com palavras, mas ela não cresce!"
(São Teodoro Estudita)


Nenhum comentário:

Postar um comentário