domingo, 13 de dezembro de 2020

Catequese diária - 13/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 1,6-8.19-28)

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”.

22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”

26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

Santo do dia: Santa Luzia.


Santa Odília (ou Otília) da Alsácia.


By Nolde16 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72558216

São Judoco.


By Master of Messkirch - Donaueschingen, Fürstenbergsammlungen, Inv.Nr. 90a oder Schwäbisch Hall, Kunsthalle Würth (?), Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1689694

Beato João Marinoni.


By Enrique López-Tamayo Biosca - https://www.flickr.com/photos/eltb/3261559695, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=14525771

Beato Antônio Grassi.


Hoje é aniversário sacerdotal do Papa Francisco! Rezemos por ele!


By The White House from Washington, DC - Vice President Pence and Mrs. Pence Meet with Pope Francis, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=91737520

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Virgem Maria esperou no silêncio a Palavra de salvação de Deus; a ouviu, acolheu e concebeu. Nela, Deus se fez próximo. Por isso, a Igreja chama Maria "causa da nossa alegria".

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Abençoo as imagens do Menino Jesus que serão colocadas no presépio. Quando rezarem em casa, diante do presépio com seus familiares, deixem-se atrair pela ternura do Menino Jesus, que nasceu pobre e frágil no meio de nós, para nos dar o seu amor.

"Como foi que Cristo veio? Apareceu como homem. E, porque era homem quase ao ponto de Deus estar escondido nele, foi enviado à sua frente um homem notável, para revelar que Ele, Cristo, era mais do que um homem. [...] Quem era ele, esse que havia de dar testemunho da luz? Era um ser notável, este João, um homem de alto mérito, de graça eminente, de grande elevação. Admira-o, mas como se admira uma montanha, que permanece nas trevas enquanto não é envolvida pela luz, pois 'ele não era a luz'. Não tomes a montanha pela luz [...].
O que devemos, então, admirar? A montanha, mas como montanha. Eleva-te até Àquele que ilumina esta montanha, que é a primeira a receber os raios do sol, a fim de os reenviar para os teus olhos."
(Santo Agostinho)


"Temos que encher o mundo de luz, porque o nosso serviço tem que ser um serviço feito com alegria. Que onde houver um filho de Deus na sua Obra não falte esse bom humor, que é fruto da paz interior. Da paz interior e da entrega: o dar-se ao serviço dos outros é de tal eficácia, que Deus o premia com uma humildade cheia de alegria espiritual."
(São Josemaría Escrivá)


"Assim, já então, a Igreja, iluminada pelo Espírito Santo, compreendia sempre melhor que a 'proximidade' de Deus não é uma questão de espaço nem de tempo, mas uma questão de amor: o amor avizinha! O próximo Natal recordar-nos-á esta verdade fundamental da nossa fé e, diante do Presépio, poderemos saborear a alegria cristã, contemplando no recém-nascido Jesus o rosto de Deus que por amor se fez próximo de nós."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário