segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Catequese diária - 14/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 21,23-27)

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”

24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”

Eles refletiam entre si: “Se dissermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

Santo do dia: São João da Cruz.


São Nimatullah Al-Hardini (José Kassab).


By The Maronite Church - http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20040516_al-hardini_photo.html, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19514885

São Venâncio Fortunato.


Beata Francisca Schervier.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O #Advento é o tempo que nos é dado para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro, para verificar o nosso desejo de Deus, para olhar avante e nos preparar para a volta de Cristo.

"Os pobres em espírito (Mt 5,3) dão com extrema liberalidade tudo o que possuem. O seu prazer consiste em prescindir de tudo oferecendo-o por amor de Deus e do próximo […]. Não são apenas os bens, as satisfações e os prazeres deste mundo que nos atam e que atrasam no nosso itinerário para Deus; se as recebermos ou se as buscarmos com espírito de posse, as alegrias e as consolações espirituais podem, também elas, constituir um obstáculo ao nosso caminho para o Céu."
(São João da Cruz)


"Cristo tinha em Si mesmo essa luz, mais ainda, Ele era essa luz; enquanto João apenas participava nela. É por isso que Cristo dá um testemunho completo, manifesta a verdade perfeitamente. João e os outros santos apenas o fazem na medida em que recebem esta verdade. Missão sublime, a de João, que implica a sua participação na luz de Deus e a sua semelhança com Cristo, que também Se desempenhou desta missão."
(Santo Tomás de Aquino)


"Não queres submeter-te à Vontade de Deus... E, no entanto, acomodas-te à vontade de qualquer pobre criatura."
(São Josemaría Escrivá)


"Assusta o mal que podemos causar, se nos deixamos arrastar pelo medo ou pela vergonha de nos mostrarmos como cristãos na vida diária."
(São Josemaría Escrivá)


"Quando o coração se torna endurecido, quando o coração se endurece, se esquece... Esquece-se da graça da salvação, se esquece da gratuidade. O coração duro leva às brigas, leva às guerras, leva ao egoísmo, leva à destruição do irmão, porque não existe compaixão. E a maior mensagem de salvação é que Deus sentiu compaixão por nós. Aquele refrão do Evangelho, quando Jesus vê uma pessoa, uma situação dolorosa: 'sentiu compaixão'. Jesus é a compaixão do Pai; Jesus é a afronta a toda dureza de coração."
(Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário