segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Catequese diária - 28/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 2,13-18)

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

SANTOS INOCENTES, MÁRTIRES


Santo do dia: Santo Antônio de Lérins.

Beata Matias Nazareni.

Sermão de São Quodvultdeus:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Enquanto a ruína do homem é que cada um segue o seu próprio caminho, no #presépio todos convergem para Jesus, Príncipe da paz na noite do mundo.

"A alegria cristã não é uma alegria que se constrói à margem da realidade, ignorando-a ou fazendo de conta que não existe. A alegria cristã nasce duma chamada – a mesma que recebeu São José – para «tomar» e proteger a vida, especialmente a dos santos inocentes de hoje. O Natal é um tempo que nos desafia a guardar a vida e ajudá-la a nascer e crescer; a renovar-nos como pastores corajosos. Esta coragem que gera dinâmicas capazes de tomar consciência da realidade que estão a viver hoje muitas das nossas crianças e de trabalhar por lhes garantir as condições necessárias para que a sua dignidade de filhos de Deus seja não só respeitada, mas também e sobretudo defendida."
(Papa Francisco)


"Consideremos o caso de Herodes: era um poderoso da terra, e tem às suas ordens a colaboração dos sábios: Reunindo todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Messias. Seu poder e sua ciência não o levam a reconhecer Deus. Para o seu coração empedernido, o poder e a ciência são instrumentos da maldade: o desejo inútil de aniquilar Deus, o desprezo pela vida de um punhado de crianças inocentes."
(São Josemaría Escrivá)


"O nascimento de Cristo foi marcado pelo martírio de várias crianças de menos de dois anos, por causa do seu nome; incapazes de combater, elas conquistaram a coroa, para que ficasse bem claro que os que foram mortos por Cristo eram inocentes, crianças inocentes que foram mortas por causa do seu nome […]. O Filho de Deus sofreu para fazer de nós filhos de Deus e os filhos dos homens não querem sofrer para continuar a ser filhos de Deus? […] O Senhor do mundo lembra-nos: 'Se o mundo vos odeia, reparai que, antes que a vós, Me odiou a Mim. Se viésseis do mundo, o mundo amaria o que é seu; mas, como não vindes do mundo, pois fui Eu que vos escolhi do meio do mundo […], lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é mais que o seu senhor' (Jo 15,18-20)."
(São Cipriano de Cartago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário