quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Catequese diária - 16/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 7,19-23)

Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, 19e mandou-os perguntar ao Senhor: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

Santo do dia: Santa Adelaide.


By Kaho Mitsuki - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36503927

Beata Maria dos Anjos (Mariana Fontanella).


Beato Clemente Marchisio.

Hoje começa a novena de Natal! Já escolheu a sua?

A partir de amanhã, começam as antífonas do Ó. Acompanhe aqui!



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Peço a Deus que desperte no coração de todos o respeito pela vida de nossos irmãos e irmãs, especialmente dos mais frágeis e indefesos, e que dê força aos que a acolhem e cuidam, mesmo quando isso exige um amor heróico.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #oração durante o tempo de #Advento nos ajuda a lembrar que não somos mais justos e melhores que os outros, mas somos todos pecadores que precisam ser tocados pela misericórdia de Deus. #AudiênciaGeral

"Várias vezes sentimos a tentação de ser cristãos, mantendo uma prudente distância das chagas do Senhor. Jesus toca a miséria humana, convidando-nos a estar com Ele e a tocar a carne sofredora dos outros. Confessar a fé com os nossos lábios e o nosso coração exige – como o exigiu a Pedro – identificar os 'sussurros' do maligno; aprender a discernir e descobrir as 'coberturas' pessoais e comunitárias que nos mantêm à distância do drama humano real, impedindo-nos de entrar em contato com a existência concreta dos outros e, em última análise, de conhecer a força revolucionária da ternura de Deus (cf. Evangelii gaudium, 270)."
(Papa Francisco)


"Filhos, enchei-vos de assombro agradecido diante deste mistério, e aprendei: todo o poder, toda a majestade, toda a formosura, toda a harmonia infinita de Deus, as suas grandes e incomensuráveis riquezas, todo um Deus!, ficou escondido na Humanidade de Cristo para nos servir. O Onipotente apresenta-se decidido a obscurecer por algum tempo a sua glória, para facilitar o encontro redentor com as suas criaturas."
(São Josemaría Escrivá)


"Estas são marcas de um poder que não é humano, mas divino. [...]
Contudo, estes atos são pequenos exemplos do testemunho trazido por Cristo. O que funda a plenitude da fé é a cruz do Senhor, a sua morte, o seu sepulcro. É por isso que, depois da resposta que citámos, Ele acrescenta: 'E feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda'. Com efeito, a cruz podia provocar a queda dos próprios escolhidos, mas não há testemunho maior de uma pessoa divina, nada que mais ultrapasse as forças humanas, que esta oferta de um só pelo mundo inteiro. É só assim que o Senhor Se revela plenamente. Aliás, é assim que João O designa: 'Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele que tira o pecado do mundo' (Jo 1,29)."
(Santo Ambrósio de Milão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário