segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Catequese diária - 7/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 5,17-26)

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.

18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.

21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda?’ 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

Santo do dia: Santo Ambrósio de Milão.


By Effems - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=81141513

Santa Maria Josefa Rossello.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Manifesto minha solidariedade a todos os médicos e enfermeiros neste momento em que a pandemia nos chama a estar próximos dos homens e mulheres que sofrem. Obrigado pela proximidade, obrigado pela ternura, obrigado pelo profissionalismo com o qual cuidam dos doentes.

"E o essencial é a sua relação com Deus. E nós muitas vezes esquecemos disto, como se tivéssemos medo de ir propriamente ali, onde há o encontro com o Senhor, com Deus."
"É uma coisa simples, mas que Jesus nos ensina quando vai ao essencial. O essencial é a saúde, toda: do corpo e da alma. Devemos preservar bem a do corpo, mas também a saúde da alma. E devemos ir àquele médico que pode nos curar, que pode perdoar os pecados. Jesus veio para isto, deu a vida por isto."
(Papa Francisco)


"Pois, assim como tu não tens dificuldade em lavar as tuas vestes, assim também, e mais ainda, o Senhor não tem dificuldade em te lavar de toda a mancha, ainda que todos os dias tenhas de passar pela tentação. Com efeito, quando dizes 'Pequei contra o Senhor', tens imediatamente a resposta: 'Os teus pecados estão perdoados', 'Eu apaguei as tuas faltas, por Mim, não me lembrei dos teus pecados' (Is 43,25).
Mas não te distancies, não te afastes daquele que te escolheu para cantares e rezares, mas permanece ligado a Ele ao longo de toda a tua vida, seja pela confiança, seja pela santa audácia e a confissão corajosa. Ele compreende-te e purifica-te."
(João Carpátio, monge e bispo)


"Agindo deste modo, Ele demonstra que deseja purificar em primeiro lugar o espírito. O paralítico é a imagem de cada ser humano impedido, pelo pecado, de se movimentar livremente, de caminhar pela vereda do bem e de dar o melhor de si mesmo. Com efeito, inserindo-se na alma, o mal amarra o homem com os laços da falsidade, da ira, da inveja e dos outros pecados, paralisando-o pouco a pouco."
(Papa Bento XVI)


"Apresentam a Jesus um enfermo, e Ele olha-o. - Deves contemplar bem a cena e meditar as suas palavras: 'Confide, fili' - tem confiança, filho.
Isso é o que te diz o Senhor, quando sentes o peso dos erros: fé! A fé, em primeiro lugar; depois, deixar-se guiar como o paralítico: obediência interior e submissa!"
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário