sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Catequese diária - 18/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 1,18-24)

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

NOSSA SENHORA DO Ó (EXPECTAÇÃO DO PARTO)


By DANYLLO HAMATE - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=64479488

Santo do dia: São Vunibaldo.


Beata Nemésia (Júlia Valle).


By Anonymous, no author disclosure - https://theblackcordelias.wordpress.com/2008/12/18/blessed-giulia-nemesia-valle/, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57028329

Antífona:

"Ó Adonai, guia da casa de Israel, / que aparecestes a Moisés na sarça ardente / e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: / vinde salvar-nos com o braço poderoso!"

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Encorajo-vos a dedicar tempo à oração, meditando à luz da Palavra de Deus, para que o Espírito Santo que nela habita ilumine o caminho a seguir e transforme o coração, à espera do nascimento de Nosso Senhor Jesus. #Advento

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Amar o próximo como a si mesmo significa também empenhar-se na construção de um mundo onde todos tenham acesso aos bens da terra e a possibilidade de realizar-se como pessoa e como famílias, onde os direitos fundamentais e a dignidade sejam garantidos a todos. #MigrantsDay

"O exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou. Penso antes de tudo, nos pais e nas mães de família, e rezo para que saibam sempre apreciar a beleza de uma vida simples e laboriosa, cultivando com solicitude o relacionamento conjugal e cumprindo com entusiasmo a grande e difícil missão educativa."
(Papa Bento XVI)


"Para viver a virtude da castidade, não é preciso esperar pela velhice ou pelo termo das energias. A castidade nasce do amor e, para um amor limpo, nem a robustez nem a alegria da juventude representam qualquer obstáculo. Jovem era o coração e o corpo de São José quando contraiu matrimônio com Maria, quando soube do mistério da sua Maternidade divina, quando viveu junto dEla respeitando a integridade que Deus queria oferecer ao mundo, como um sinal mais da sua vinda às criaturas. Quem não for capaz de entender um amor assim, é porque conhece muito mal o verdadeiro amor e desconhece por completo o sentido cristão da castidade."
(São Josemaría Escrivá)


"Alimento para o nosso coração: tal é, mais uma vez, o nome de Jesus. Ele lembra-nos, com efeito, a obra dolorosa que Jesus realizou para nos salvar; e assim, consola-nos nas tribulações, dá-nos força para caminhar na via da salvação, reanima a nossa esperança e inflama-nos no amor de Deus."
(Santo Afonso Maria de Ligório)


Nenhum comentário:

Postar um comentário