quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Catequese diária - 31/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 1,1-18)

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.

14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

Santo do dia: São Silvestre I, papa.


By Crescens Lajos Dedek - Szentek élete, I scanned from this book the file, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15635823

Santa Colomba de Sens.


By François GOGLINS - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72763426

Santa Melânia, a Jovem.


By Melanie 10 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38628267

Beato Alano de Solminihac.


Beata Josefina Nicoli.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O #Natal é a festa do Amor encarnado e nascido por nós em Jesus Cristo. Ele é a luz dos homens que brilha nas trevas, que dá sentido à existência humana e a toda a história.

"Deus, que deu o ser às criaturas, ligou todas as coisas à sua providência.
Ele, que é Senhor e Se fez escravo (cf Fil 2,6-7), revelou à criação o cume da sua providência.
O Verbo de Deus, que encarnou sem Se alterar, uniu-Se a toda a criação na carne.
Um estranho milagre tem lugar no Céu e na Terra: Deus está na Terra e o homem está nos Céus."
(Talássio, o Africano, hegúmeno na Líbia)


"A vida espiritual é - repito-o até cansar, de propósito - um contínuo começar e recomeçar.
- Recomeçar? Sim! De cada vez que fazes um ato de contrição - e deveríamos fazer muitos diariamente -, recomeças, porque dás a Deus um novo amor."
(São Josemaría Escrivá)


"A vinda do Messias, prenunciada pelos Profetas, é o acontecimento qualitativamente mais importante de toda a história, à qual confere o seu sentido último e completo.
Não são as coordenadas histórico-políticas que condicionam as opções de Deus mas, ao contrário, é o acontecimento da Encarnação que 'preenche' a história de valor e de significado. Nós, que vivemos dois mil anos depois de tal acontecimento, podemos afirmá-lo, por assim dizer, também a posteriori, depois de conhecermos toda a vicissitude de Jesus, até à sua morte e ressurreição. Nós somos testemunhas da sua glória e, contemporaneamente, da sua humildade, do valor imenso da sua vinda e do respeito infinito de Deus por nós homens e pela nossa história.
Ele não preencheu o tempo, inserindo-se nele do alto, mas 'a partir de dentro', tornando-se pequenina semente para conduzir a humanidade à sua plena maturidade. Este estilo de Deus fez com que se tornasse necessário um longo período de preparação para chegar de Abraão a Jesus Cristo, e que depois da vinda do Messias a história não terminasse, mas continuasse o seu percurso, aparentemente igual mas na realidade já visitada por Deus e orientada rumo à segunda e definitiva vinda do Senhor, no final dos tempos."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário