sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Catequese diária - 11/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 11,16-19)

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

Santo do dia: São Dâmaso I, papa.


Por Pedro Augusto Guglielmi - Biblioteca Nacional de Portugal: http://purl.pt/6209/1/, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1963236

São Daniel Estilita.


By Theophanes the Greek - Scanned from Alexandrov V. N. History of Russian Art. Short schoolboy’s reference. Harvest 2004 ISBN 985-13-1199-5, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=218168

Santa Maria Maravilhas de Jesus.


By © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24946326

Beato Francisco Lippi.


By Sailko - Own work, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=41838252

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Acompanhados pela Mãe de Jesus no caminho rumo ao Natal, nestes tempos difíceis para muitos, esforcemo-nos para redescobrir a grande esperança e a alegria que nos dá a vinda do Filho de Deus ao mundo.

"Não duvides: o coração foi criado para amar. Metamos pois Jesus Cristo em todos os nossos amores. Caso contrário, o coração vazio se vinga, e se enche das baixezas mais desprezíveis."

"Obrigado, meu Jesus!, por que quiseste fazer-te perfeito Homem, com um Coração amante e amabilíssimo, que ama até a morte e sofre; que se enche de gozo e de dor; que se entusiasma com os caminhos dos homens, e nos mostra aquele que conduz ao Céu; que se submete heroicamente ao dever, e se guia pela misericórdia; que vela pelos pobres e pelos ricos; que cuida dos pecadores e dos justos... - Obrigado, meu Jesus, e dá-nos um coração à medida do teu!"

(São Josemaría Escrivá)


"Por que razão ficam os homens insensíveis a tantas graças? Por as ignorarem? Não, eles sabem, eles creem que, por amor deles, vieste do Céu revestir-Te de carne humana e carregar com as suas misérias; eles sabem que, por amor deles, quiseste levar uma vida de sofrimento permanente e padecer uma morte ignominiosa. Como explicar, pois, que vivam no completo esquecimento da tua bondade imensa? Eles amam os pais, eles amam os amigos, eles chegam mesmo a amar os animais [...]; é somente por Ti que não sentem amor nem gratidão! Mas que digo eu? Ao acusar os outros de ingratidão, estou a condenar-me a mim mesmo, pois o meu comportamento para contigo foi pior do que o deles. Porém, a tua misericórdia dá-me coragem; sei que ela me sustentou durante muito tempo, perdoando-me e incendiando-me com o fogo do teu amor, na condição de eu querer arrepender-me e amar-Te."
(Santo Afonso Maria de Ligório)


Nenhum comentário:

Postar um comentário