sábado, 5 de dezembro de 2020

Catequese diária - 5/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 9,35 –10,1.6-8)

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.

36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.

Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

Santo do dia: São Sabas.


Beato Filipe Rinaldi.


Por Fonte, Conteúdo restrito, https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=3706942

Beato Nicolau Steno (Nicolau Stensen).


Beato Bartolomeu Fanti.


Por Fonte, Conteúdo restrito, https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=3695738

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Como antes de nascer fomos esperados por quem nos amava, assim agora somos esperados pelo Amor em pessoa. E se somos esperados no Céu, para quê viver de pretensões terrenas? Para quê perder tempo a lamentar-se da noite, se nos espera a luz do dia?

"Saber que o Senhor é cheio de dons para nos dar. Somente, pede uma coisa: que o nosso coração se abra. Quando dizemos 'Pai nosso' e rezamos, abrimos o coração para que esta gratuidade venha. Não há relação com Deus fora da gratuidade. Às vezes, quando precisamos de algo espiritual ou de uma graça, dizemos: 'Bem, agora vou jejuar, vou fazer uma penitência, vou fazer uma novena…'. Certo, mas tenham cuidado: isto não é para ‘pagar pela graça, para 'adquirir' graça; isto é para ampliar seu coração para que a graça possa vir. A graça é gratuita."
(Papa Francisco)


"Enquanto não se estabelecem os novos Céus e a nova Terra em que habita a justiça (cf 2Ped 3,13), a Igreja peregrina nos seus sacramentos e nas suas instituições, que pertencem à presente ordem temporal, leva a imagem passageira deste mundo e vive no meio das criaturas, que gemem e sofrem as dores de parto, esperando a manifestação dos filhos de Deus (cf Rom 8,19-22)."
(Constituição Lumen Gentium)


"A gente daquela terra - tão afastada de Deus, tão desorientada - recordou-te as palavras do Mestre: 'Andam como ovelhas sem pastor'. - E sentiste que tu também ficavas com as entranhas cheias de compaixão... Decide-te, no lugar que ocupas, a dar a vida em holocausto por todos."
(São Josemaría Escrivá)


"'A messe é abundante' — também hoje, precisamente hoje. Embora possa parecer que uma grande parte do mundo moderno, dos homens de hoje, voltem as costas para Deus e considerem a fé algo do passado — todavia existe o anseio de que finalmente sejam estabelecidos a justiça, o amor e a paz, de que a pobreza e o sofrimento sejam ultrapassados, de que os homens encontrem a alegria. Todo este anseio está presente no mundo contemporâneo, o anseio por aquilo que é grandioso, por quanto é bom. Trata-se da saudade do Redentor, do próprio Deus, mesmo lá onde Ele é negado. Precisamente nesta hora, o trabalho no campo de Deus é de modo particular urgente e precisamente nesta hora nós sentimos de maneira particularmente dolorosa a verdade da palavra de Jesus: 'Os trabalhadores são poucos'. Ao mesmo tempo, o Senhor permite-nos compreender que não podemos ser simplesmente nós, sozinhos, a enviar operários para a sua messe; que não se trata de uma questão de management, da nossa própria capacidade organizativa. Os trabalhadores para o campo da sua messe, só o próprio Deus os pode enviar. No entanto, Ele deseja enviá-los através da porta da nossa oração. Nós podemos cooperar para a vinda dos trabalhadores, mas só o podemos fazer, cooperando com Deus."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário