domingo, 1 de agosto de 2021

Catequese diária - 1°/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 6,24-35)

Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”

26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.

28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”

29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.

32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.

35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Santo do dia: Santo Afonso Maria de Ligório.


Santos sete mártires macabeus.


Santo Eleazar, escriba e mártir.


1° DOMINGO DE AGOSTO: VOCAÇÃO SACERDOTAL.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O convite do #EvangelhodeHoje (Jo 6, 24-35) é este: em vez de nos preocuparmos apenas com o pão material, acolhamos Jesus como pão da vida e, a partir da nossa amizade com Ele, aprendamos a nos amar. Com gratuidade e sem cálculos.

"Há certas almas que recorrem a Deus nas aflições, mas, ao chegar o tempo da prosperidade, O esquecem e O abandonam. Isso é um sinal de grande infidelidade e ingratidão. Não vos comporteis assim. Quando receberdes uma notícia agradável, falai dela ao Senhor, como falais com um amigo dedicado que se interessa pela vossa felicidade. Ide depressa contar-Lhe a vossa alegria, reconhecendo que é um dom das suas mãos; louvai-O e agradecei-Lhe."
(Santo Afonso Maria de Ligório)


"Olhando para a cruz, ficamos a saber até que ponto Jesus nos amou. Quando olhamos para a eucaristia, sabemos quanto nos ama agora. Foi por isso que Se fez 'pão de vida': para satisfazer a nossa fome do seu amor; e, como se não bastasse, tornou-Se Ele próprio o faminto, o indigente, o sem abrigo, para que vós e eu pudéssemos satisfazer a sua fome do nosso amor humano. Porque foi para isso que fomos criados, para amar e ser amados."
(Santa Teresa de Calcutá)


"Ele quer ajudá-los a compreender o significado profundo do prodígio que realizou: saciando de modo milagroso a sua fome física, prepara-os para aceitar o anúncio segundo o qual Ele é o pão que desceu do céu (cf. Jo 6, 41), que sacia de modo definitivo. Também o povo judeu, durante o longo caminho no deserto, tinha experimentado um pão descido do céu, o maná, que o conservara em vida até à chegada à terra prometida. Pois bem, Jesus fala de si mesmo como do verdadeiro pão que desceu do céu, capaz de manter em vida não por um momento ou durante um trecho do caminho, mas para sempre. Ele é o alimento que dá a vida eterna, porque é o Filho unigênito de Deus, que se encontra no seio do Pai, vindo para doar ao homem a vida em plenitude, para introduzir o homem na vida do próprio Deus."
(Papa Bento XVI)


"Aí o tens: é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. - Está escondido no Pão.
Humilhou-se até esse extremo por amor de ti."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário