segunda-feira, 11 de julho de 2022

Catequese diária - 11/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 10,34-11,1)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34“Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.

36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

Santo do dia: São Bento.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Ocupar-se da história do outro, esperar para o conhecer sem rotulá-lo, carregá-lo às costas quando está cansado ou ferido, como fez o bom samaritano: isto chama-se fraternidade.

"Se, quando temos um pedido para apresentar aos poderosos deste mundo, os abordamos com humildade e respeito, com muito maior razão temos de suplicar ao Senhor Deus do universo com grande humildade e pureza de devoção. Tenhamos presente que não é a abundância de palavras, mas a sinceridade do coração e as lágrimas de compunção que nos tornam dignos de sermos ouvidos. A oração deve, pois, ser breve e pura, a menos que a graça da inspiração divina nos incline a prolongá-la."
(São Bento)


"Bebamos até a última gota o cálice da dor na pobre vida presente. - Que importa padecer dez, vinte, cinquenta anos..., se depois vem o Céu para sempre, para sempre..., para sempre?
E sobretudo - melhor do que a razão apontada - "propter retributionem"* -, que importa padecer, se se padece para consolar, para dar gosto a Deus Nosso Senhor, com espírito de reparação, unido a Ele na sua Cruz..., numa palavra: se se padece por Amor?
(*) Pela recompensa (N. do T.)"
(São Josemaría Escrivá)


"Ama teu pai, mas ama mais o Senhor; ama aquele que te trouxe à luz do dia, mas ama mais ainda Aquele que te criou. (...) Quão imperfeito seria o amor que tens à tua família, se não te conduzisse a Deus."
(Santo Agostinho)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Tylwyth Eldar - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=93658613

Nenhum comentário:

Postar um comentário