domingo, 3 de julho de 2022

Catequese diária - 3/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 16,13-19)

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO


By en: Andrei Mironov (painter) - Own work, Andrey Mironov See also ticket:2015070410013036http://artmiro.ru/photo/religija_zhanrovaja_kartina/apostoly_pjotr_i_pavel/4-0-891, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=106834244

Santo do dia: São Tomé, apóstolo.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Irmãos, irmãs, não confiemos nas riquezas e não temamos a nossa pobreza, material e humana. Quanto mais formos livres e simples, pequenos e humildes, mais o Espírito Santo guia a missão e nos torna protagonistas de suas maravilhas.

Catequese de Bento XVI sobre o martírio:


"Coragem! Tu... podes. - Não vês o que fez a graça de Deus com aquele Pedro dorminhoco, negador e covarde..., com aquele Paulo perseguidor, odiento e pertinaz?"
(São Josemaria Escrivá)


"Pedro deve ser, para todos os tempos, o guardião da comunhão com Cristo; deve guiar à comunhão com Cristo; deve preocupar-se por que a rede não se rompa e assim possa perdurar a comunhão universal. Só juntos podemos estar com Cristo, que é o Senhor de todos. A responsabilidade de Pedro é garantir assim a comunhão com Cristo com a caridade de Cristo, conduzindo à realização desta caridade na vida de todos os dias. Rezemos para que a Primazia de Pedro, confiada a pobres pessoas humanas, possa ser sempre exercida neste sentido originário querido pelo Senhor e, assim, possa ser cada vez mais reconhecida no seu verdadeiro significado pelos irmãos que ainda não estão em plena comunhão conosco."
(Papa Bento XVI)


"Alcançamos aqui o mistério da misericórdia e da escolha de Deus: o Pai ama todos e quer salvar todos, e por isso chama alguns, 'conquistando-os' com a sua graça, para que através deles o seu amor possa alcançar todos. A missão de todo o povo de Deus é anunciar as obras maravilhosas do Senhor, primeira entre todas o Mistério pascal de Cristo, por meio do qual passamos das trevas do pecado e da morte para o esplendor da sua vida, nova e eterna (cf. 1 Pd 2, 10)."
(Papa Francisco)



Foto de sharkido: https://www.pexels.com/pt-br/foto/altar-catolico-massa-missa-7462132/

Nenhum comentário:

Postar um comentário