segunda-feira, 18 de julho de 2022

Catequese diária - 18/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 12,38-42)

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.

40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

Santo do dia: Santo Arnulfo de Metz.


São Simão de Lipnica.


By Krzysztof Burghardt - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1193481

O sinal de Jonas:

"O Evangelho desta segunda-feira, portanto, ensina a verdade dramática da dureza de coração que chega à rejeição total do Salvador."

"Depois de terem visto os muitos milagres operados pelo Filho de Deus, e terem ouvido os ensinamentos da própria Sabedoria encarnada, não foi por falta de sinais que não creram!"

Confira:


"Lembra-te disto na hora da dor ou da expiação: a Cruz é o sinal de Cristo Redentor. Deixou de ser o símbolo do mal para ser o sinal da vitória."
(São Josemaria Escrivá)


"Um coração puro, um coração novo, é aquele que se reconhece impotente por si mesmo e se coloca nas mãos de Deus para continuar a esperar nas suas promessas. Deste modo, o salmista pode convictamente dizer ao Senhor: 'Os transviados hão-de voltar para Vós' (Sal 50, 15). E, mais adiante, dará uma explicação que é ao mesmo tempo uma firme confissão de fé: 'Não desprezareis, Senhor, um espírito humilhado e contrito' (Sal 50, 19)."
(Papa Bento XVI)



By Tylwyth Eldar - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=93658603

Nenhum comentário:

Postar um comentário