domingo, 31 de julho de 2022

Catequese diária - 31/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 12,13-21)

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?”

15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.

16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’.

18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e fazer maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda esta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Santo do dia: Santo Inácio de Loyola.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Na festa de Santo Inácio de Loyola, dirijo uma saudação afetuosa aos meus confrades jesuítas, continuem caminhando com zelo, com alegria no serviço do Senhor. Sejam corajosos!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Acumular bens materiais não é suficiente para viver bem, porque - diz Jesus - a vida não depende do que se possui (Lc 12,15). Em vez disso, depende de bons relacionamentos: com Deus, com os outros, e também com aqueles que têm menos. #Evangelhodehoje

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Continuemos a rezar pelo povo ucraniano, agredido e atormentado, pedindo a Deus que o livre do flagelo da guerra. A única coisa razoável a fazer seria parar e negociar. Que a sabedoria possa inspirar passos concretos de paz.

Oração de Santo Inácio de Loyola:


"Demoli-los-ás para construíres outros ainda maiores? Haverá maior insensatez do que atormentar-se sem fim, construindo obstinadamente para depois demolir? Se quiseres, os teus celeiros podem ser casas para os pobres: acumula tesouros no Céu, pois a traça e a ferrugem não corroem o que neles for armazenado e os ladrões não os arrombam nem furtam (cf Mt 6,20)."
(São Basílio Magno)


"Temos verificado de muitas maneiras que as coisas cá de baixo hão de passar para todos: quando este mundo acabar; e mesmo antes, para cada um, com a morte, porque nem as riquezas nem as honrarias nos acompanham ao sepulcro. Por isso, com as asas da esperança, que anima o nosso coração a elevar-se até Deus, aprendemos a rezar assim: In te Domine speravi, non confundar in aeternum, espero em ti, Senhor, para que me dirijas com as tuas mãos, agora e a todo o instante, pelos séculos dos séculos."
(São Josemaria Escrivá)



Foto de gabriel manjarres: https://www.pexels.com/pt-br/foto/catolico-cristandade-igreja-capela-10829202/

Nenhum comentário:

Postar um comentário