sexta-feira, 20 de julho de 2018

Catequese diária #623

20 de julho de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 12,1-8)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”
3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.
Santo do dia: Santo Elias, profeta.

Santo Apolinário de Ravena.

Santo Aurélio de Cartago.
Beato Abraão Furones.
Beato Jorge de São José.
Beatas Rita Dolores do Coração de Jesus e Francisca do Coração de Jesus.
São Frumêncio.

Beato Jacinto García Riesco.
São José Barsabás.
Santa Margarida de Antioquia.

"Portanto, guardemos fielmente o sábado do Senhor, quer dizer, aquilo que agrada ao seu coração. Assim entraremos no sábado do grande repouso, no sábado do Céu e da Terra em que toda a criatura repousará."
(Afraate, monge de Nínive)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Este comportamento não é compreendido por quantos têm a presunção de se julgar «justos», de achar que são melhores que os outros. Soberba e orgulho não nos permitem reconhecer-nos necessitados de salvação, aliás, impedem-nos de ver o rosto misericordioso de Deus e de agir com misericórdia. Elas são um muro. A soberba e o orgulho são um muro que impedem a relação com Deus."
(Papa Francisco)

"Deus não quer o sacrifício a «todo custo», como se gostasse de nos ver sofrer; não quer tampouco o sacrifício realizado para alegar direitos e méritos diante d’Ele, ou por um mal-entendido sentido do dever. Quer, ao contrário, o sacrifício que é requerido por seu amor e pela observância dos mandamentos. «Não se vive em amor sem dor», diz a Imitação de Cristo, e a própria experiência cotidiana confirma isso. Não há amor sem sacrifício. Neste sentido, Paulo nos exorta a fazer de toda nossa vida «um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus»."
(Padre Raniero Cantalamessa)

https://pt.zenit.org/articles/que-sacrificio-e-misericordia-deus-nos-pede-segundo-pregador-do-papa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário