segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Catequese diária #647

13 de agosto de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.


Evangelho (Mt 17,22-27)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”
25Pedro respondeu: “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.
Santo do dia: São Máximo, o Confessor.

Beata Irmã Dulce.

São João Berchmans.

Santos Ponciano (papa) e Hipólito.

Beato Secundino Maria Ortega Garcia e 19 companheiros mártires de Barbastro.
Santo Antíoco de Lião.
São Benildo.

Beato Carlos Domingos Cristofori.

Beata Gertrudes de Altenberg.

"Quantos, desde o começo até nós, trataram de explicar em seus respectivos tempos a vontade salvífica de Deus para nós, dizem que não há nada de mais querido e estimado por Deus do que os homens que, verdadeiramente penitentes, convertam-se a Ele."
(São Máximo, o Confessor)

https://www.ecclesia.com.br/biblioteca/pais_da_igreja/s_maximo_o_confessor_vida_e_obras.html

"Se Deus viesse à nossa porta, como seria recebido? Aquele que bate à nossa porta, em busca de conforto para a sua dor, para o seu sofrimento, é um outro Cristo que nos procura."
(Beata Irmã Dulce)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/frases-e-oracao

"Se amo a Maria, estou certo da minha perseverança e de Deus obtenho tudo o que quiser."
(São João Berchmans)

http://salvador.blog.arautos.org/2018/07/curso-de-ferias-missa-de-abertura-e-1o-dia-do-congresso/

"Não se trata de uma cruz ornamental, ou ideológica, mas é a cruz da vida, do próprio dever, do sacrificar-se pelos outros com amor, pelos pais, pelos filhos, pela família, pelos amigos e também pelos inimigos, é a cruz da disponibilidade a ser solidários com os pobres, a empenhar-se pela justiça e a paz."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/angelus-papa-francisco-explica-que-significa-carregar-a-cruz-e-seguir-a-cristo-22229


"Com efeito, sabe que para libertar a humanidade do domínio do pecado, Ele deverá ser sacrificado na cruz como verdadeiro Cordeiro pascal. O demônio, por sua vez, procura distraí-lo em vista de o desviar ao contrário para a lógica humana de um Messias poderoso e com sucesso. A cruz de Cristo será a ruína do demônio, e é por isso que Jesus não cessa de ensinar aos seus discípulos que para entrar na sua glória deve sofrer muito, ser rejeitado, condenado e crucificado (cf. Lc 24, 26), dado que o sofrimento faz parte integrante da sua missão."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2009/documents/hf_ben-xvi_ang_20090201.html


"No seu sentido imediato, isto quer dizer que os que têm as primícias do Espírito (Rom 8,9-14) gemem na expectativa da adoção filial, que é a redenção de todo o homem. Esta adoção filial terá a sua realização perfeita quando todo aquele que tem as primícias do Espírito, como filho adotivo de Deus, chegar a ver finalmente face a face o Bem divino e eterno."
(Santo Ambrósio de Milão)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel


"Porque temos a experiência de que a dor é o martelar do Artista, que quer fazer de cada um, dessa massa informe que nós somos, um crucifixo, um Cristo, o alter Christus que temos de ser."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/como-uma-crianca-que-balbucia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário