domingo, 19 de agosto de 2018

Catequese diária #653

19 de agosto de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.


Anúncio do Evangelho (Lc 1,39-56)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

"Pelo que, depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus onipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial."
(Papa Pio XII, Constituição Apostólica MUNIFICENTISSIMUS DEUS)

3° DOMINGO: VIDA CONSAGRADA



Os irmãos de vida consagrada dedicam-se exclusivamente ao serviço do Reino de Deus. Como a Virgem Maria, eles disseram seu "sim". Rezemos por eles e por mais vocações religiosas!

Santo do dia: São João Eudes.

Santo André e companheiros.
Beato Guerrico de Igny.
São Luís de Anjou.
Beato Jordão de Pisa.
Santo Ezequiel Moreno y Díaz.

Beatos Luís Flores, Pedro de Zuñiga e companheiros mártires do Japão.
Beato Hugo Green.
Beatos Francisco Ibáñez, Tomás Sitjar, Elvira da Natividade e companheiras mártires da Espanha.


A Eucaristia, Jesus Pão de vida, é o coração pulsante da Igreja e regenera em nós o dinamismo do amor.

"A festa da Assunção de Nossa Senhora propõe-nos a realidade desta feliz esperança. Somos ainda peregrinos, mas a nossa Mãe precedeu-nos e indica-nos já o termo do caminho: repete-nos que é possível lá chegar, e que lá chegaremos, se formos fiéis. Pois a Santíssima Virgem não é apenas nosso exemplo: é auxílio dos cristãos. E ante a nossa súplica - Monstra te esse Matrem , mostra que és Mãe -, não sabe nem quer negar-se a cuidar de seus filhos com solicitude maternal."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/a-assuncao-de-nossa-senhora-3/

"Ao celebrar esta festa, unimo-nos a toda a Igreja espalhada pelo mundo e olhamos para Maria como Mãe da nossa esperança. O seu cântico de louvor lembra-nos que Deus nunca esquece as suas promessas de misericórdia (cf. Lc 1, 54-55). Maria é a cheia de graça, porque «acreditou no cumprimento daquilo que o Senhor lhe dissera» (Lc 1, 45). N’Ela, todas as promessas divinas se demostraram verdadeiras. Entronizada na glória, mostra-nos que a nossa esperança é real e que, já desde agora, esta esperança se estende, «como uma âncora segura e firme para as nossas vidas» (Heb 6, 19), até onde Cristo está sentado na glória."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/homilia-do-papa-francisco-na-missa-pela-solenidade-da-assuncao-de-maria-na-coreia-93406

"Por conseguinte, esta solenidade é um convite a louvar a Deus e a contemplar a grandeza de Nossa Senhora, porque é no rosto dos seus que nós conhecemos quem é Deus."
"O paralelo que o Evangelista faz é claro: Maria à espera do nascimento do Filho Jesus é a Arca Santa que traz em si a presença de Deus, uma presença que é fonte de consolação, de alegria plena. Com efeito, João dança no seio de Isabel, precisamente como Davi dançava diante da Arca. Maria é a «visita» de Deus que cria júbilo. No seu cântico de louvor, Zacarias di-lo-á explicitamente: «Bendito o Senhor, Deus de Israel, que visitou e redimiu o seu povo» (Lc 1, 68). A casa de Zacarias experimentou a visita de Deus com o nascimento inesperado de João Batista, mas sobretudo com a presença de Maria, que traz no seu seio o Filho de Deus."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120815_assunzione.html

“Quem vê Jesus vê Maria, quem ama Jesus, ama Maria!”
(São João Eudes)

http://coisasdesantos.blogspot.com/2014/08/frases-de-sao-joao-eudes.html

"Quando o amor de Cristo absorve de um modo tão total o coração do homem, de maneira que ele se esquece dele mesmo e se descuida de sí, ficando sensível só a Jesus Cristo e aquilo que concerne a Jesus Cristo, só então a caridade é perfeita nEle."
(Beato Guerrico de Igny)

https://ideeanunciai.wordpress.com/2015/05/15/frases-do-beato-guerric-de-igny-abade/

"Diante deste mistério de amor, a razão humana experimenta toda a sua limitação."
(São João Paulo II sobre a Eucaristia)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário