segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Catequese diária #654

20 de agosto de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 19,16-22)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.
20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Santo do dia: São Bernardo de Claraval.

São Bernardo Tolomei.

São Samuel, profeta.

São Filiberto.

Beato Jorge Haefner.
Santa Maria de Mattias.

Que o Espírito Santo nos dê a graça da conversão e da unção interior para poder expressar, diante dos crimes de abuso, a nossa compunção e a nossa decisão de lutar com coragem.

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2018/documents/papa-francesco_20180820_lettera-popolo-didio.html

"O olhar de Cristo convida à entrega, porque Ele se dá totalmente e nos quer junto a si; ensina-nos a elevar os olhos para as coisas grandes, livres das ataduras terrenas: 'só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me', pede ao jovem rico."

https://opusdei.org/pt-br/article/olhar-de-deus/

"Queres pensar - pela minha parte também farei o meu exame - se manténs imutável e firme a tua escolha da Vida? Se, ao ouvires essa voz de Deus, amabilíssima, que te estimula à santidade, respondes livremente que sim? Dirijamos o olhar para o nosso Jesus, quando falava às multidões pelas cidades e campos da Palestina. Não pretende impor-se. Se queres ser perfeito..., diz ao jovem rico. Aquele rapaz rejeitou o convite e o Evangelho conta que abiit tristis , que se retirou entristecido. Por isso, alguma vez lhe chamei a ave triste: perdeu a alegria, porque se negou a entregar a liberdade a Deus."
(São Josemaría Escrivá)

http://pt.escrivaworks.org/book/4/24

"O Senhor não sabe conceder menos que tudo. Quando ele concede algo, doa-se a si mesmo, que é tudo."
(Papa Francisco)

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2017/documents/papa-francesco-cotidie_20170228_tudo-e-nada.html

"Como o jovem do Evangelho, talvez vós vivais também situações de instabilidade, de perturbação ou de sofrimento, que vos levam a aspirar a uma vida não medíocre e a perguntar-vos: em que consiste uma vida bem sucedida? Que devo fazer? Qual poderia ser o meu projeto de vida?
(...)
Para descobrir o projeto de vida que vos pode tornar plenamente felizes, colocai-vos à escuta de Deus, que tem um desígnio de amor sobre cada um de vós. Com confiança, perguntai-lhe: «Senhor, qual é o teu desígnio de Criador e Pai sobre a minha vida? Qual é a tua vontade? Desejo cumpri-la». Estai certos de que vos responderá. Não tenhais medo da sua resposta! «Deus é maior que os nossos corações e conhece tudo» (1 Jo 3, 20)!"
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/messages/youth/documents/hf_ben-xvi_mes_20100222_youth.html

"Este Reino dos Céus não é senão Vós mesmo, Senhor Jesus Cristo, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores. Vós dais-Vos a Vós mesmo a eles, como seu salário, sua recompensa e sua alegria. Eles gozarão de Vós, serão felizes convosco, saciar-se-ão de Vós!"
(São Boaventura)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel


"Nos perigos, nas angústias, nas incertezas, pensa em Maria, invoca Maria. Que ela nunca abandone os teus lábios, nem o teu coração; e para obteres a ajuda da sua oração, nunca esqueças o exemplo da sua vida. Se a segues, não te podes desviar; se lhe rezas, não te podes desesperar; se pensas nela não podes errar. Se ela te ampara, não cais; se ela te protege, nada temes; se ela te guia, não te cansas; se ela te é propícia, alcançarás a meta..."
(São Bernardo)

https://ideeanunciai.wordpress.com/2012/09/13/frases-de-sao-bernardo-de-claraval-doutor-da-igreja-um-dos-fundadores-da-ordem-de-cister-20-de-agosto/

https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário