sábado, 13 de março de 2021

Catequese diária - 13/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 18,9-14)

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.

13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’

14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

Santo do dia: Santos Rodrigo e Salomão.


Por Bartolomé Esteban Murillo - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=155973

Santa Cristina da Pérsia.


By Source (WP:NFCC#4), Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=65804715

Beata Francisca Trehet.

Hoje, completam-se 8 anos da eleição do Papa Francisco. Rezemos por ele!


By Casa Rosada (Argentina Presidency of the Nation), CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=41540543

Hoje o blog Consagrada para amar completa 7 anos! 
Glória a Deus!
No que o blog te ajudou, te edificou?
O que poderia ser abordado aqui?


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #Quaresma é discernir para onde está orientado o coração. Tentemos saber: Para onde me leva o «navegador» da minha vida, para Deus ou para mim mesmo?

"Não te aflijas por verem as tuas faltas. A ofensa a Deus e a desedificação que podes ocasionar, isso é o que te deve afligir.
- De resto, que saibam como és e te desprezem. - Não tenhas pena de ser nada, porque assim Jesus tem que pôr tudo em ti."
(São Josemaría Escrivá)


"Porque o condena? Porque o infeliz se gloriava das suas boas ações e colocava toda a sua perfeição numa observância puramente exterior, sem se preocupar com as disposições interiores do seu coração. Por isso, Nosso Senhor acrescenta: 'Se a vossa justiça não for maior que a dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus'. [...] Com efeito, é no coração que reside a perfeição, porque a lei suprema é a lei do amor."
(Beato Columba Marmion)


"Em síntese, mais do que rezar, o fariseu deleita-se com a sua observância dos preceitos. E no entanto, a sua atitude e as suas palavras estão longe do modo de agir e de falar de Deus, que ama todos os homens, sem desprezar os pecadores. Ao contrário, o fariseu despreza os pecadores, inclusive quando indica o outro ali presente. Em suma, o fariseu que se sente justo descuida o mandamento mais importante: o amor a Deus e ao próximo.
(...)
Os gestos de penitência e as poucas e simples palavras do publicano atestam a consciência acerca da sua condição miserável. A sua prece é essencial. Age com humildade, só está seguro de ser um pecador necessitado de piedade. Se o fariseu nada pedia porque já possuía tudo, o publicano só pode implorar a misericórdia de Deus. E isto é bonito: suplicar a misericórdia de Deus! Apresentando-se 'de mãos vazias', com o coração despojado e reconhecendo-se pecador, o publicano mostra a todos nós a condição necessária para receber o perdão do Senhor. No final é precisamente ele, tão desprezado, que se torna um ícone do autêntico crente."
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário