quarta-feira, 17 de março de 2021

Catequese diária - 17/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 5,17-30)

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.

21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Santo do dia: São Patrício da Irlanda.

By Nheyob - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39732088

São João Sarkander.

By Jan Sarkander, uploaded by user James562 on pl.wikipedia, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1358454

Santa Gertrudes de Nivelles.

Beato João Nepomuceno Zegri y Moreno.

Aprenda a rezar a Couraça de São Patrício:

https://padrepauloricardo.org/blog/aprenda-a-rezar-a-couraca-de-sao-patricio

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O Espírito Santo escreve a história da Igreja e do mundo. Somos páginas abertas, disponíveis para receber sua caligrafia. E em cada um de nós o Espírito compõe obras originais, porque nunca há um cristão inteiramente idêntico a outro. #AudiênciaGeral

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Com grande tristeza devo recordar ainda a dramática situação em #Mianmar, onde muitas pessoas, sobretudo jovens, estão perdendo a vida para oferecer esperança ao seu país. Também eu me ajoelho nas ruas de Mianmar e digo: pare a violência! Prevaleça o diálogo!

"Deus ama-nos, e ama-nos - como diz um santo - como uma loucura: o amor de Deus parece uma loucura. Ele ama-nos: 'amou de tal modo o mundo que deu o seu Filho único' (Jo 3,16). Deu o seu Filho, enviou o seu Filho e enviou-o para morrer na cruz. Sempre que olhamos para o crucifixo, encontramos este amor. O crucifixo é precisamente o grande livro do amor de Deus.

(...)

Olhar para o crucificado em silêncio, olhar para as chagas, olhar para o coração de Jesus, olhar para o todo: Cristo crucificado, o Filho de Deus, aniquilado, humilhado... por amor."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2020/documents/papa-francesco-cotidie_20200422_guardando-ilcrocifisso-insilenzio.html

"Há uma grande propensão nas almas mundanas para recordar a Misericórdia do Senhor. - E assim se animam a continuar em seus desvarios.

É verdade que Deus Nosso Senhor é infinitamente misericordioso, mas também é infinitamente justo. E há um julgamento, e Ele é o Juiz."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-35.htm

"Na unidade da pessoa divina do Filho, a vontade humana encontra a sua plena realização no abandono total do Eu ao Tu do Pai, chamado Abbá. São Máximo, o Confessor, afirma que desde o momento da criação do homem e da mulher, a vontade humana está orientada para a divina, e é precisamente no 'sim' a Deus que a vontade humana é plenamente livre e encontra a sua realização. Infelizmente, por causa do pecado, este 'sim' a Deus transformou-se em oposição: Adão e Eva pensavam que o 'não' a Deus fosse o ápice da liberdade, o ser plenamente eles mesmos. No Monte das oliveiras, Jesus restitui a vontade humana ao 'sim' completo a Deus; nele a vontade natural está plenamente integrada na orientação que lhe confere a Pessoa Divina."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2012/documents/hf_ben-xvi_aud_20120201.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário