quinta-feira, 4 de março de 2021

Catequese diária - 4/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 16,19-31)

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.

22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.

25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’

30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

Santo do dia: São Casimiro.


By Aw58 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47725935

São João Antônio Farina.


Beata Plácida Viel.


Beata Maria Luísa Isabel de Lamoignon.


Rezemos pelo Papa Francisco!

Viagem Apostólica do Papa ao Iraque: o programa


Rezemos pelo apostolado Courage, que sofreu ataques recentemente.

Procuremos conhecer seu trabalho!


By https://couragerc.org/, Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=50688447

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #Quaresma é um tempo para acreditar, isto é, para receber Deus na nossa vida e permitir-Lhe "fazer morada" no meio de nós (Jo 14,23).

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Amanhã irei ao #Iraque para uma peregrinação de três dias. Há muito tempo desejo encontrar aquele povo que muito sofreu. Peço-lhes que me acompanhem com a oração nesta viagem apostólica, para que possa realizar-se no melhor dos modos e produzir os frutos esperados.

"Deste modo se patenteia o verdadeiro problema do rico: a raiz dos seus males é não dar ouvidos à Palavra de Deus; isto levou-o a deixar de amar a Deus e, consequentemente, a desprezar o próximo. A Palavra de Deus é uma força viva, capaz de suscitar a conversão no coração dos homens e orientar de novo a pessoa para Deus. Fechar o coração ao dom de Deus que fala, tem como consequência fechar o coração ao dom do irmão."
(Papa Francisco)


"O pobre, ao contrário, representa a pessoa da qual só Deus se ocupa: em contraposição ao rico, ele tem um nome, Lázaro, abreviação de Eleazaro, que significa precisamente 'Deus ajuda-o'. Quem é esquecido por todos, Deus não o esquece; quem não tem valor aos olhos dos homens, é precioso aos do Senhor."
(Papa Bento XVI)


"Dá-me arrependimento no mundo, 
para que faça penitência pelos meus pecados. [...] 
Para que as minhas lágrimas detenham 
a fornalha ardente e as suas chamas. [...]
Afasta esta conduta de homem sem misericórdia, 
estabelece no mais fundo de mim a piedade misericordiosa, 
para que, ao praticar a misericórdia com o pobre, 
também eu possa obter misericórdia."
(São Narsés Snorhali)


Nenhum comentário:

Postar um comentário