segunda-feira, 8 de março de 2021

Catequese diária - 8/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 4,24-30)

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.

28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Santo do dia: São João de Deus.


By Bartolomé Esteban Murillo - [4], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2372108

São Vicente Kadlubek.


Beato Faustino Míguez.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O #Iraque ficará sempre no meu coração. Peço a todos vós, queridos irmãos e irmãs, que trabalheis juntos, unidos por um futuro de paz e prosperidade que não deixe ninguém para trás nem discrimine ninguém. Asseguro-vos as minhas orações por este amado país. #ViagemApostólica

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Gostaria de agradecer de coração a todas as mulheres, especialmente as do #Iraque, mulheres corajosas que continuam a dar vida não obstante os abusos e as feridas. Que as mulheres sejam respeitadas e protegidas! Que lhes sejam dadas atenção e oportunidades!  #ViagemApostólica

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje, posso ver e tocar com a mão que a Igreja no Iraque está viva, que Cristo vive e age neste seu povo santo e fiel. #ViagemApostólica #Iraque

"Mas sempre tem um falador que começou a dizer: Mas este, este é o filho do carpinteiro. O que nos ensina? Em que universidade ele estudou? Sim! É o filho de José. Começam a cruzar opiniões, muda o comportamento das pessoas e querem matá-lo.  Da admiração e surpresa ao desejo de matá-lo. Eles também queriam espetáculo. Dizem que fez milagres na Galileia e nós acreditamos. Jesus explica: 'Eu garanto a vocês: nenhum profeta é bem recebido em sua pátria'. Isso porque nós resistimos em dizer que alguns de nós podem nos corrigir. Deve vir alguém com o espetáculo a nos corrigir. A religião não é um espetáculo. A fé não é um espetáculo: é a Palavra de Deus e o Espírito Santo que age nos corações."
(Papa Francisco)


"Ouve-se às vezes dizer que atualmente os milagres são menos freqüentes. Não se dará antes o caso de serem menos as almas que vivem vida de fé? Deus não pode faltar à sua promessa: Pede-me, e Eu te darei as nações por herança; teus domínios irão até os confins da terra."
(São Josemaría Escrivá)


"O gesto de Elias para com esta mulher não foi a sua recompensa, mas apenas um símbolo. Porque, se esta viúva fosse recompensada neste mundo por ter alimentado o homem de Deus, seria uma sementeira muito pobre e uma colheita muito magra! Ela apenas recebeu um bem temporal: a farinha que não se esgotou, o azeite que não diminuiu até ao dia em que o Senhor regou a terra com a sua chuva. Este sinal, que lhe foi concedido por Deus durante alguns dias, era símbolo da sua vida futura, onde a nossa recompensa nunca diminuirá. A nossa farinha será Deus! Assim como a farinha desta mulher não se esgotou durante aqueles dias, Deus não nos faltará durante toda a eternidade."
(Santo Agostinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário