quinta-feira, 18 de março de 2021

Catequese diária - 18/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 5,31-47)

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.

36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.

39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.

44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

Santo do dia: São Cirilo de Jerusalém.

Santo Alexandre de Jerusalém.

Santo Anselmo de Lucca.

By Francesco Borgani - http://www.rotarymantova.it/admin/news/Brunelli_31_03_08/Museo_Diocesano.htm, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36290880

São Salvador de Horta.

Por &lt;a href=&quot;//commons.wikimedia.org/wiki/User:Thelmadatter&quot; title=&quot;User:Thelmadatter&quot;&gt;Thelmadatter&lt;/a&gt; - &lt;span class=&quot;int-own-work&quot; lang=&quot;pt&quot;&gt;Obra do próprio&lt;/span&gt;, <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0" title="Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0">CC BY-SA 3.0</a>, <a href="https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9624498">Hiperligação</a>

Beata Celestina da Mãe de Deus (Maria Ana Donati).

Beata Marta (Amada Adélia Le Bouteiller).

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Viver uma #Quaresma com esperança significa receber a esperança de Cristo que dá a sua vida na Cruz e que Deus ressuscita no terceiro dia, sempre dispostos a dar a razão de nossa esperança a todo aquele que a pedir. (1 Pd. 3,15).

"O pecado de Adão trouxe a morte ao mundo; ora, se a queda de um só fez reinar a morte sobre todos os homens, não há de a justiça de um só, com muito mais forte razão, fazer reinar a vida (cf Rm 5,17)? Se outrora, pela árvore cujo fruto comeram, os nossos primeiros pais foram expulsos do paraíso, não hão de agora, pela árvore da cruz de Jesus, entrar os crentes muito mais facilmente no Paraíso? Se o primeiro ser modelado de barro trouxe a morte a todos, não há de Aquele que do barro o modelou trazer a todos a vida eterna? Ele que é a própria Vida (cf Jo 14,6)?"

(São Cirilo de Jerusalém)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/comentario-do-dia-sao-cirilo-de-jerusalem-313-350-bispo-de-jerusalem-doutor-da-igreja-catequese-batismal-n-libertos-dos-lacos-do-pecado-pela-cruz-de-cristo-13/

"Até Nosso Senhor, a palavra estava entorpecida, permanecia sem explicação, e tudo o que tinha sido dito a seu respeito era obscuro. 

(...)

quando Moisés falava, era Ele que falava pela sua boca, porque Ele é a Palavra que inspirou todas as palavras das profecias. Sem Ele, não há palavra nem revelação possível, porque Ele é a fonte primeira da profecia. [...] Mas, quando veio o Crucificado, o Esposo, a profecia revelou o seu rosto e elevou a voz no meio da assembleia. O Filho da Virgem levantou o véu que cobria os hebreus e tudo se tornou claro, luminoso e fácil de interpretar."

(São Tiago de Sarug)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Como se faz esta atração a Cristo? Com o próprio testemunho, a partir da vigorosa união com Ele na oração, na adoração e na caridade concreta, que é serviço a Jesus presente no mais pequenino dos irmãos."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017/documents/papa-francesco_angelus_20170108.html

"Em Jesus de Nazaré, Deus visita realmente o seu povo, visita a humanidade de um modo que vai além de todas as expectativas: envia o seu Único Filho; o próprio Deus faz-se homem. Jesus não nos diz algo de Deus, não fala simplesmente do Pai, mas é Revelação de Deus, porque é Deus, e assim revela-nos o rosto de Deus. No Prólogo do seu Evangelho, são João escreve: 'Ninguém nunca viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem O revelou' (Jo 1, 18)."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2013/documents/hf_ben-xvi_aud_20130116.html

"Devemos aprender desta atitude de Jesus. Durante a sua vida na terra, não quis sequer a glória que lhe pertencia, porque, assistindo-lhe o direito de ser tratado como Deus, assumiu a forma de servo, de escravo. O cristão sabe assim que toda a glória é para Deus, e que não pode utilizar a sublimidade e a grandeza do Evangelho em benefício dos seus interesses e ambições humanas."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-62.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário