quarta-feira, 31 de março de 2021

Catequese diária - 31/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 26,14-25)

Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.

17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”

23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.

Santo do dia: São Benjamim.

By Unknown author - http://www.heiligenlexikon.de/BiographienB/Benjamin_von_Persien.htm, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11465908

Santa Balbina.

By AlfvanBeem - Own work, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19356567

Beata Natália Tulasiewicz.

By Source, Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=60008549

Beata Joana de Toulouse.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O caminho da conversão passa sempre pela Cruz. Não há santidade sem renúncia e sem combate espiritual. #SemanaSanta

Papa Francisco

@Pontifex_pt

A Cruz de Cristo é como um farol que indica o porto aos navios que ainda estão ao largo no mar revolto. É o sinal de esperança que não decepciona e nos diz que nem uma lágrima, nem mesmo um gemido são perdidos no plano de salvação de Deus. #SemanaSanta

"O Evangelho faz-nos compreender que ele gostava de dinheiro: na casa de Lázaro, quando Maria ungiu os pés de Jesus com aquele perfume caro, ele fez a reflexão e João sublinhou: 'Dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão' (cf. Jo 12, 6). O amor ao dinheiro tinha-o afastado das regras: roubar, e de roubar a trair o passo é breve. Quem gosta demasiado de dinheiro trai para ter mais, sempre: é uma regra, é um fato.

(...)

Pensemos nos muitos Judas institucionalizados neste mundo, que exploram as pessoas. E pensemos também no pequeno Judas que cada um de nós tem dentro de si na hora de escolher: entre lealdade ou interesse. Cada um de nós tem a capacidade de trair, de vender, de escolher pelo próprio interesse. Cada um de nós tem a possibilidade de se deixar atrair pelo amor ao dinheiro, aos bens ou pelo bem-estar futuro."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2020/documents/papa-francesco-cotidie_20200408_tra-lealta-e-interesse.html

"Não dialogues com a tentação. Deixa-me que te repita: tem a coragem de fugir, e a energia de não manusear a tua fraqueza pensando até onde poderias chegar. Corta, sem concessões!"

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-ponto-137.htm

"Temos de fomentar em nossas almas um verdadeiro horror ao pecado. Senhor - repete-o de coração contrito -, que eu não Te ofenda mais! Mas não te assustes ao notares o lastro do pobre corpo e das humanas paixões: seria tolo e ingenuamente pueril que descobrisses agora que 'isso' existe. A tua miséria não é obstáculo, mas acicate para que te unas mais a Deus, para que O procures com constância, porque Ele nos purifica."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-ponto-134.htm

"[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] O pecado que não tem perdão, nem neste mundo nem no outro, é o do homem que, desprezando a minha misericórdia, não quer ser perdoado. É isso que Eu considero mais grave; foi por isso que o desespero de Judas Me entristeceu mais e foi mais penoso para o meu Filho do que a sua traição. Os homens serão, pois, condenados por esse falso juízo que os leva a crer que o seu pecado é maior que a minha misericórdia."

(Santa Catarina de Sena)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário