quinta-feira, 25 de março de 2021

Catequese diária - 25/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 1,26-38)

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

By Bartolomé Esteban Murillo - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=155990

Santa Lúcia Filippini.


Santa Maria Alfonsina Danil Ghattas.

By Tamar Hayardeni - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=62261832

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Maria não é apenas a ponte entre nós e Deus; é mais: é o caminho que Deus percorreu para chegar até nós e é o caminho que nós devemos percorrer para chegar até Ele. #AnunciaçãodoSenhor

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Neste momento histórico particular, marcado por muitas sombras, a figura de Dante, profeta da esperança, pode ajudar-nos a avançar com serenidade e coragem na peregrinação da vida e da fé que todos somos chamados a fazer.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Convido mais uma vez a todos, a fim de que acolham e testemunhem o «Evangelho da vida», a promover e a defender a vida em todas as suas dimensões e em cada uma das suas fases. O cristão é aquele que diz «sim» à vida, que diz «sim» a Deus, o Vivente. #EvangeliumVitae

CARTA APOSTÓLICA

CANDOR LUCIS AETERNAE

DO SANTO PADRE

FRANCISCO

NO VII CENTENÁRIO DA MORTE

DE DANTE ALIGHIERI

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20210325_centenario-dante.html

"Alegra-te e rejubila, ó Maria, pois conceberás de um sopro. Rejubila, pois ficarás grávida do Espírito Santo. Tu eras a esposa de José, mas o Espírito Santo tomou primeiro conta de ti. Aquele que te criou, assinalou-te e reservou-te para Si. O teu Criador, enamorado da tua beleza, quis ser teu Esposo."

(Santo Amadeu de Lausana)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Por isso, quando contemplamos o mistério da Encarnação, não podemos deixar de voltar os nossos olhos para Ela, enchendo-nos de admiração, gratidão e amor ao ver como o nosso Deus, para entrar no mundo, quis contar com o consentimento livre duma criatura sua. Só a partir do momento em que a Virgem respondeu ao anjo: 'Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra' (Lc 1, 38), é que o Verbo eterno do Pai começou a sua existência humana no tempo. É comovente ver como Deus não só respeita a liberdade humana, mas parece ter necessidade dela. E vemos também como o início da existência terrena do Filho de Deus está marcado por um duplo 'sim' à vontade salvífica do Pai: o de Cristo e o de Maria. É esta obediência a Deus que abre as portas do mundo à verdade, à salvação."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120326_santiago-cuba.html

"Nossa Senhora ouve com atenção o que Deus quer, pondera o que não entende, pergunta o que não sabe. Depois entrega-se por completo ao cumprimento da vontade divina."

"Deus nos procura um por um; e temos que responder-lhe um por um: Aqui estou, Senhor, porque me chamaste."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/a-anunciacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário