segunda-feira, 29 de março de 2021

Catequese diária - 29/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 12,1-11)

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.

7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.

9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

Santo do dia: São Bertoldo do Monte Carmelo.

São Ludolfo de Ratzeburg.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Igreja entra nestes dias na grande meditação da Paixão do Senhor. O Cristo sofredor está presente na pessoa pobre, excluída, doente, faminta, que carrega com Ele o mistério da Cruz. #SemanaSanta

"A entrega generosa de Cristo defronta-se com o pecado, essa realidade dura de aceitar, mas inegável: o mistério da iniquidade, a inexplicável maldade da criatura que se levanta, por soberba, contra Deus. A história é tão antiga como a humanidade. Recordemos a queda dos nossos primeiros pais; depois, toda essa cadeia de depravações que balizam a marcha dos homens, e, finalmente, as nossas rebeldias pessoais. Não é fácil considerar a perversão que o pecado implica e compreender tudo o que a fé nos diz. Devemos tomar consciência de que, mesmo no plano humano, a magnitude da ofensa se mede pela condição do ofendido, pelo seu valor pessoal, pela sua dignidade social, pelas suas qualidades. E o homem ofende a Deus: a criatura renega o seu Criador."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-95.htm

"O Cântico dos Cânticos oferece-nos as palavras que Salomão põe na boca da Igreja: 'O teu nome é como perfume derramado' (Cant 1,3). É com razão que o nome do Senhor é designado por 'perfume derramado': como sabeis, enquanto permanece dentro do recipiente, o perfume conserva em si a força da sua fragrância; mas, quando é derramado, difunde essa fragrância. Da mesma maneira, enquanto reinava no Céu com o Pai, o nosso Senhor e Salvador era ignorado pelo mundo, era desconhecido neste mundo. Mas quando, pela nossa salvação, Se dignou humilhar-Se, descendo do Céu para tomar um corpo humano, nessa altura, difundiu por todo o mundo a doçura e o perfume do seu nome."

(São Cromácio de Aquileia)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel/

"O gesto de Maria é a expressão de fé e de amor grandes em relação ao Senhor: para ela não é suficiente lavar os pés do Mestre com a água, mas unge-os com uma grande quantidade de perfume precioso, que – como contestará Judas – se poderia ter vendido por trezentos denários; não ungiu a cabeça, como era costume, mas os pés: Maria oferece a Jesus quanto tem de mais precioso e com um gesto de devoção profunda. O amor não calcula, não mede, não olha a despesas, não levanta barreiras, mas sabe doar com alegria, procura só o bem do outro, vence a mesquinhez, a avareza, os ressentimentos, os fechamentos que o homem por vezes leva no seu coração."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100329_anniv-morte-gpii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário