sábado, 6 de março de 2021

Catequese diária - 6/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 15,1-3.11-32)

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.

3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.

14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.

17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.

20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.

22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.

25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.

28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.

31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.

Santo do dia: Santa Rosa de Viterbo.

Santa Coleta Boylet.

Por RickMorais - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57825475

Novena pelas almas do Purgatório:

https://espacojames.com.br/?cat=54&id=9238

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Deus Todo-Poderoso, nosso Criador, que amais a família humana, nós, filhos e filhas de Abraão, te pedimos para acolher na tua morada de paz e de luz todas as vítimas da violência. #ViagemApostólica #Iraque 

VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO

 AO IRAQUE

[5-8 DE MARÇO DE 2021]

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2021/march/documents/papa-francesco_20210306_iraq-incontro-interreligioso.html

"O que é a compunção? É uma disposição da alma que faz com que esta permaneça num estado habitual de contrição.

(...)

A compunção do coração torna a alma firme no horror ao mal e no amor a Deus."

(Beato Columba Marmion)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"'E tu dizes: 'Mas eu aprontei tantas, aprontei muito!' Não tenhas medo: Deus te ama, te ama como és e sabe que somente o seu amor pode mudar a tua vida."

"Deus salva com o amor, não com a força, se propondo, não se impondo. Mas o filho mais velho, que não aceita a misericórdia do pai, se fecha, comete um erro pior: presume-se justo, presume-se traído e julga tudo com base ao seu pensamento de justiça. Assim, fica bravo com o irmão e censura o pai: 'Tu matastes o novilho gordo agora que este teu filho voltou'. Este 'teu filho': não o chama 'meu irmão', mas teu filho. Sente-se filho único."

(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-09/papa-francisco-angelus-filho-prodigo.html

"Os dois filhos representam dois modos imaturos de se relacionar com Deus: a rebelião e a hipocrisia. Estas duas formas superam-se através da experiência da misericórdia. Só experimentando o perdão, só reconhecendo-nos amados por um amor gratuito, maior do que a nossa miséria, mas também maior do que a nossa justiça, entramos finalmente num relacionamento deveras filial e livre com Deus."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2010/documents/hf_ben-xvi_ang_20100314.html

"De certo modo, a vida humana é um constante retorno à casa do nosso Pai. Retorno mediante a contrição, mediante a conversão do coração, que se traduz no desejo de mudar, na decisão firme de melhorar de vida, e que, portanto, se manifesta em obras de sacrifício e de doação. Retorno à casa do Pai por meio desse sacramento do perdão em que, ao confessarmos os nossos pecados, nos revestimos de Cristo e nos tornamos assim seus irmãos, membros da família de Deus."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-64.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário