domingo, 21 de março de 2021

Catequese diária - 21/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 12,20-33)

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.

22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”

29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer. 

Santo do dia: São Nicolau de Flüe.

By User Geogre on en.wikipedia - Unknown source, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1230142

Santa Benedita Cambiagio Frassinello.



Beato Miguel Gómez Loza.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

"Se o grão de trigo que cai na terra não morre, permanece sozinho; mas se morre, dá muito fruto" (Jo 12,23-24). Precisamente então, na provação e na solidão, enquanto a semente morre, é o momento em que a vida brota, para produzir frutos maduros em seu próprio tempo.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Cada criança que se anuncia no ventre de uma mulher constitui uma dádiva, que muda a história de uma família: de um pai e de uma mãe, dos avós e dos irmãozinhos. E esta criança tem necessidade de ser acolhida, amada e cuidada. Sempre! #WorldDownSyndromeDay

"Quantos se deixariam cravar numa cruz perante o olhar atônito de milhares de espectadores, e não sabem sofrer cristãmente as alfinetadas de cada dia! - Pensa então no que será mais heróico."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-6.htm

"Que perspectiva cheia de consolação para a alma humilde a de partilhar um dia, graças aos méritos de Jesus, a sua exaltação! São Paulo fala-nos em termos sublimes desta exaltação suprema de Nosso senhor, contraparte dos seus abaixamentos (cf Fil 2,7-9): foi por ter sido humilhado que Jesus foi exaltado; foi por ter sido abaixado a ponto de sofrer a ignomínia dos que foram amarrados a um cadafalso que Deus Lhe exaltou o nome até ao mais alto dos Céus. A partir de então, deixou de haver outro nome pelo qual os homens possam ser salvos; este nome é único, sublime é a glória, soberano o poder de que goza o Homem-Deus sentado à direita do Pai no esplendor eterno. [...] E este triunfo incomparável é fruto de uma incomensurável humildade."

(Beato Columba Marmion)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O Evangelho não deixa claro se houve ou não um encontro entre aqueles Gregos e Jesus. O olhar de Jesus estende-se muito para além. Eis o núcleo da sua resposta ao pedido daquelas pessoas: 'Se o grão de trigo cair na terra e não morrer, fica só ele; mas, se morrer, dá muito fruto' (Jo 12, 24). Isto significa: não tem importância um colóquio agora, mais ou menos breve, com algumas poucas pessoas, que depois regressam a casa. Como grão de trigo morto e ressuscitado, virei, de maneira totalmente nova e fora das limitações actuais, ao encontro do mundo dos Gregos. Através da ressurreição, Jesus supera os limites do espaço e do tempo. Como Ressuscitado, caminha pela vastidão do mundo e da história."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2009/documents/hf_ben-xvi_hom_20090405_palm-sunday.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário